O jogo didático ou pedagógico é estabelecido como uma ferramenta auxiliar por contribuir no processo de ensino-aprendizagem, diferenciando-se dos demais por apresentar características lúdicas, favorecendo a construção do conhecimento em sala de aula. O presente relato tem como objetivo explorar o potencial metodológico que a utilização dos jogos tem como alternativa para o melhoramento no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de histologia, diminuindo a dificuldade em compreender os conteúdos apresentados em sala de aula a partir de um relato de experiência. Assim, utilizando os jogos lúdicos como ferramenta didática e uma estratégia viável para transmitir os diversos conteúdos de biologia, uma vez que ele favorece a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. O jogo foi elaborado por estudantes de biologia na universidade como proposta de intervenção dentro do estágio supervisionado, pois os mesmos encontraram várias dificuldades na dinâmica em sala de aula que acaba por gerar uma falta de interesse por parte dos alunos. Este estudo foi realizado através da observação e aplicação de questionários contendo questões objetivos em um pré e pós-teste, a alunos do 1º do ensino médio de uma escola pública estadual do bairro do Recife. O resultado nos revela que um número significativo de alunos apresentou interesse na inserção de jogos no processo de ensino. Sendo assim, a utilização do jogo foi satisfatória enquanto instrumento mediador da aprendizagem dos conteúdos abordados em sala de aula. Os resultados da intervenção pedagógica reforçam o papel das atividades inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, fugindo das metodologias tradicionais, isso indica que haja uma conscientizam das instituições de educação do ensino médio acerca do valor do elemento lúdico na formação integral do educando.