Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CONHECIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES EM CONCLUSÃO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 1813
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CONHECIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES EM CONCLUSÃO."
    "resumo" => "Este estudo aborda a formação de professores em Educação Física na Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu. Espera-se responder ao seguinte questionamento: Os alunos do VIII semestre do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, dominam os conhecimentos básicos necessários para sua atuação profissional? Acredita-se que os acadêmicos possuem um grau de conhecimento abaixo do esperado para alunos que estão concluindo uma graduação O objetivo geral visa verificar se os alunos do VIII semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, possuem os conhecimentos básicos necessários para atuação no campo de trabalho. Os específicos buscam discutir a importância da formação inicial para o professor de Educação Física; investigar o conhecimento obtido pelos acadêmicos em cada disciplina do curso em estudo e apontar possíveis soluções para uma melhora na formação inicial de professores. Justifica-se esse trabalho pela continua necessidade de pesquisar e debater sobre a formação inicial de professores, em específico os de Educação Física, sobre sua importância na formação e atuação profissional.  Esta investigação tem como caráter a pesquisa de campo de cunho misto, isto é, quantitativo e qualitativo, sendo que o presente trabalho tem ênfase no segundo. Foram incluídos na pesquisa somente os alunos matriculados no VIII semestre do curso, e que tenham contemplado todas as disciplinas até então; e, como critério de exclusão, delimitou-se que não entrariam na pesquisa aqueles que se recusassem a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, bem como aqueles que não respondessem o questionário da pesquisa na integra. Foi realizada com 34 discentes regularmente matriculados no VIII semestre do curso de Educação Física. Os dados obtidos na coleta foram colocados em gráficos para melhor compreensão, e analisados através do método dialético. Constata-se ao final da análise que os alunos não conseguiram absorver o conhecimento de uma forma adequada em todas as disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1813_05092017220312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FELIPE GOMES FEITOZA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "fell.ed.f.2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 833
    "inscrito_id" => 1813
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CONHECIMENTO ACADÊMICO DE DISCENTES EM CONCLUSÃO."
    "resumo" => "Este estudo aborda a formação de professores em Educação Física na Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu. Espera-se responder ao seguinte questionamento: Os alunos do VIII semestre do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, dominam os conhecimentos básicos necessários para sua atuação profissional? Acredita-se que os acadêmicos possuem um grau de conhecimento abaixo do esperado para alunos que estão concluindo uma graduação O objetivo geral visa verificar se os alunos do VIII semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, possuem os conhecimentos básicos necessários para atuação no campo de trabalho. Os específicos buscam discutir a importância da formação inicial para o professor de Educação Física; investigar o conhecimento obtido pelos acadêmicos em cada disciplina do curso em estudo e apontar possíveis soluções para uma melhora na formação inicial de professores. Justifica-se esse trabalho pela continua necessidade de pesquisar e debater sobre a formação inicial de professores, em específico os de Educação Física, sobre sua importância na formação e atuação profissional.  Esta investigação tem como caráter a pesquisa de campo de cunho misto, isto é, quantitativo e qualitativo, sendo que o presente trabalho tem ênfase no segundo. Foram incluídos na pesquisa somente os alunos matriculados no VIII semestre do curso, e que tenham contemplado todas as disciplinas até então; e, como critério de exclusão, delimitou-se que não entrariam na pesquisa aqueles que se recusassem a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, bem como aqueles que não respondessem o questionário da pesquisa na integra. Foi realizada com 34 discentes regularmente matriculados no VIII semestre do curso de Educação Física. Os dados obtidos na coleta foram colocados em gráficos para melhor compreensão, e analisados através do método dialético. Constata-se ao final da análise que os alunos não conseguiram absorver o conhecimento de uma forma adequada em todas as disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1813_05092017220312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FELIPE GOMES FEITOZA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "fell.ed.f.2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo aborda a formação de professores em Educação Física na Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu. Espera-se responder ao seguinte questionamento: Os alunos do VIII semestre do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, dominam os conhecimentos básicos necessários para sua atuação profissional? Acredita-se que os acadêmicos possuem um grau de conhecimento abaixo do esperado para alunos que estão concluindo uma graduação O objetivo geral visa verificar se os alunos do VIII semestre do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Iguatu, possuem os conhecimentos básicos necessários para atuação no campo de trabalho. Os específicos buscam discutir a importância da formação inicial para o professor de Educação Física; investigar o conhecimento obtido pelos acadêmicos em cada disciplina do curso em estudo e apontar possíveis soluções para uma melhora na formação inicial de professores. Justifica-se esse trabalho pela continua necessidade de pesquisar e debater sobre a formação inicial de professores, em específico os de Educação Física, sobre sua importância na formação e atuação profissional. Esta investigação tem como caráter a pesquisa de campo de cunho misto, isto é, quantitativo e qualitativo, sendo que o presente trabalho tem ênfase no segundo. Foram incluídos na pesquisa somente os alunos matriculados no VIII semestre do curso, e que tenham contemplado todas as disciplinas até então; e, como critério de exclusão, delimitou-se que não entrariam na pesquisa aqueles que se recusassem a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, bem como aqueles que não respondessem o questionário da pesquisa na integra. Foi realizada com 34 discentes regularmente matriculados no VIII semestre do curso de Educação Física. Os dados obtidos na coleta foram colocados em gráficos para melhor compreensão, e analisados através do método dialético. Constata-se ao final da análise que os alunos não conseguiram absorver o conhecimento de uma forma adequada em todas as disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.