O presente relato objetiva socializar a experiência desenvolvida em uma turma do terceiro ano de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Crateús, inserido na disciplina de Metodologia para o Ensino de Matemática, enfocando o seu processo de construção no semestre letivo de 2016.2, período compreendido entre os meses de novembro de 2016 a maio de 2017. Para tal, iremos descrever as atividades que foram desenvolvidas ao longo das duas etapas da disciplina que compuseram o curso. Essas atividades tiveram como eixo norteador a reflexão por meio de mecanismos de interação entre os discentes e o professor do curso, além de pesquisas bibliográficas. Apresenta-se como objetivos compreender os objetivos atuais para o ensino de matemática nos diversos níveis de ensino, detalhar que aspectos da educação matemática devem ser vivenciados na educação básica e a construção de uma matemática que faça sentido e possa ser utilizada pelos alunos em seu dia a dia. Apresenta-se como questões de investigação e reflexão: O que seria uma boa aula de Matemática? Que metodologias poderiam ser utilizadas para estimular o ensino dessa disciplina?O que a Educação Matemática vislumbra na formação inicial desses futuros docentes. Apresenta-se como resultados uma melhora na perspectiva da formação inicial desses futuros professores, além da possibilidade de que a diversificação de metodologias poderá contribuir para que os alunos se sintam mais motivados a aprender a matemática e a desenvolver estratégias de ensino inovadoras que possam proporcionar um ensino de matemática contextualizado e norteado para a interdisciplinaridade com os conteúdos a serem ministrados, no ensino fundamental e médio.