O presente estudo compreende a relevância do planejamento participativo, com foco na ação do pedagogo na educação infantil. A pesquisa está inserida no eixo de formação, realizada por membros do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Com a finalidade de propor ações conjuntas com os sujeitos da pesquisa, o trabalho foi realizado na perspectiva da efetivação de pedagogias participativas no contexto da educação infantil (FORMOSINHO; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2013; BRITO, 2015). Por meio do estudo de problemáticas elencadas pela pedagoga, destacou-se a proposta de formação no sentido de refletir a importância do planejamento participativo. A metodologia baseia-se na pesquisa de campo e na construção de projeto de intervenção com vistas a discutir ações voltadas para a realização de projetos e práticas pedagógicas (SOUSA, 2013). A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de educação infantil (EMEI) de Macapá-AP. A ação do projeto iniciou com a realização do encontro de formação sobre planejamento participativo para os participantes da pesquisa, com o uso de dinâmica de interação, abordagem sobre planejamento educacional, bem como a reflexão a partir das respostas dadas sobre projetos e ações dos profissionais envolvidos na pesquisa. Conclui-se que a pesquisa evidenciou a importância da atuação do pedagogo no ambiente escolar nos processos de organização, de planejamento, implementação de projetos e acompanhamento das atividades realizadas, buscando integrar as propostas pedagógicas da escola com as práticas educativas que envolvem todos os profissionais em serviço.