O estado do Rio Grande do Norte possui uma extensa área inserida no bioma da Caatinga, que é um bioma brasileiro com uma rica diversidade e endemismo, sendo frequentemente confundido como uma área pobre em diversidade, esse importante bioma é pouco discutido deixando vago o conhecimento sobre as suas características e importância ao publico. Frente à problemática dos conhecimentos sobre a Caatinga se torna necessário avaliar a compreensão dos alunos, principalmente aqueles que moram em estados que o compõe. Esse estudo foi realizado em duas escolas situadas na zona norte do município de Natal no estado do Rio Grande do Norte - Brasil, sendo uma instituição pública e outra privada com o objetivo de analisar as diferenças e o nível de conhecimentos dos participantes. Para a execução da investigação foram realizadas entrevistas, nas quais inicialmente foi explicado o objetivo do trabalho salientado a total liberdade de participação com alunos que cursam o 3º ano do ensino médio, em seguida foram aplicados questionários com nove perguntas objetivas e discursivas. O questionário semiestruturado foi adaptado do trabalho realizado por Matos (2013) com algumas modificações para a realidade local, aonde os alunos expressaram seus conhecimentos acerca da geografia, vegetação, biodiversidade e fauna da caatinga. Participaram da pesquisa alunos 12 alunos da escola privada e 18 alunos da escola pública. Foi possível observar que os alunos entrevistados na escola privada apresentaram um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre a Caatinga do que os alunos da escola publica o que pode ser reflexo dos meios de comunicação e aprendizados mais utilizados por eles, contudo ainda são necessárias atividade de educação sobre este bioma uma vez que o nível de conhecimento ainda não é o ideal para alunos que estão terminando o ensino médio e que moram num estado que possui esse tipo de bioma.