Este artigo apresenta as dificuldades de aprendizagem na escrita e leitura, que tem como finalidade manter relação de profissionalismo, amizade e responsabilidade entre professor e aluno, favorecendo, assim, o despertar no “aprendem-te”: o interesse pela leitura e escrita, objetivando fomentar com que o aluno seja capaz de expressar seu pensamento não só através do texto escrito, mas também diante de signos linguísticos, que seja capaz de construir seu próprio mundo interior, para poder transmitir a partir daí suas próprias ideias, sentimentos e conhecimentos. Nosso referencial teórico baseia-se em diferentes perspectivas de aprendizagem à luz dos teóricos: Kleiman, Fernandez, Vygotsky e Jorge Visca, como, pressupostos teóricos que auxiliam na análise das dificuldades de aprendizagem apresentadas por uma criança de 13 (treze) anos de idade, cursando o 5° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, onde estuda há 8 (oito) anos. Ainda trazemos as seguintes questões: a leitura na escola, dificuldades na aprendizagem, exemplos de dificuldades de aprendizagem e tratamento dos problemas de aprendizagem, seguido do foco desta pesquisa: o caso de W.G.F., verificou-se através do diagnóstico psicopedagógico que o aluno apresentou algumas dificuldades de aprendizagem. Depois vem a discussão do caso, que relatamos os dados obtidos durante a intervenção psicopedagógico e por final as considerações finais. Espera-se atingir os objetivos posteriormente explicitados contribuindo para a formação de bons escritores, além de fomentar a interpretação de textos nestes, conscientizando-os de que essa forma não depende só de uma prática continuada, mas também e principalmente de uma prática constante de leitura para contribuir de maneira eficiente na formação de cidadãos capazes de utilizar a escrita e leitura com eficiências para produzir textos adequados.