ARAUJO, Lidiane Barros et al.. O gênero calendário e o letramento matemático. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37753>. Acesso em: 02/11/2024 10:41
Este trabalho é parte do projeto de Iniciação Científica sobre A Alfabetização Matemática no Contexto de Letramento, vinculado à UFPB/CNPQ. O objetivo deste artigo é discutir sobre a utilização da leitura e da escrita em aulas de Matemática, tendo como foco o gênero Calendário. A pesquisa de cunho qualitativo e participante foi realizada numa escola pública de João Pessoa, em duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A partir das observações realizadas em aulas de Matemática e de atividades diagnósticas sobre a leitura e escrita numérica, foi promovida uma sequência de atividades explorando o Calendário enquanto gênero textual, objetivando identificar os conhecimentos dos alunos sobre, e problematizar conceitos matemáticos relativos ao número e à grandeza tempo. Partindo do pressuposto que o ato de medir está presente no cotidiano dos alunos e o Calendário é bastante explorado nas salas de aula do ensino fundamental, baseamos esse trabalho em Fonseca (2004; 2014); Fonseca e Cardoso (2005); Santos (2005); Vianna (2014), dentre outros. Após a análise de resultados da atividade diagnóstica, compreendemos que o trabalho com o gênero calendário realizado na escola, tem sido incipiente, pois os alunos, embora compreendessem sua função, apresentaram dificuldades com o seu uso, principalmente na localização de informações. No entanto, os dados da atividade final, aplicada após a sequência de atividades com o calendário indicaram um avanço considerável no desempenho das crianças. Concluímos que os textos em aulas de Matemática propiciam uma maior interação com os conteúdos matemáticos em situações reais de uso, garantem que as habilidades cognitivas se desenvolvam com maior qualidade e favorecem o letramento Matemático.