No ensino de ciências e/ou biologia uma das grandes dificuldades dos alunos é compreender algumas estruturas que parecem quase abstratas a imaginação. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do uso de modelos didáticos no ensino de ciências por meio da avaliação destes como ferramenta de ensino. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Parnaíba- PI no ensino fundamental com cinco turmas de três séries diferentes: 6° ano, 8° ano e 9° ano. Os modelos consistiam em: Modelo I: Estrutura da Terra (6° ano); Modelo II: Anatomia do Sistema Digestório (8° ano); Modelo III: Jogo “Bingo atômico” (9° ano). Para avaliar a importância dos modelos foi utilizado o método de observação do desempenho dos alunos durante a exposição dos modelos. Na aplicação do modelo I (estrutura da terra) realizada no 6° ano “A” e “B”, os alunos de ambas as turmas conseguiram compreender as camadas da terra mais rapidamente após o uso do modelo tridimensional (3D), já na aplicação do modelo II (8° ano), referente ao sistema digestório, os alunos se ajudando entre si conseguiram desenvolver a dinâmica corretamente, fazendo o percurso dos alimentos pelo sistema digestório com os órgãos de EVA e falando a função de cada órgão nos processos que transformam os alimentos em nutrientes para o corpo e o modelo didático III que referia-se ao bingo sobre a tabela periódica, os alunos puderam aprender a consultar o número atômico dos elementos na tabela periódica para que pudessem marcar a pedra do bingo. O trabalho permitiu aos alunos uma participação ativa na prática, considerando os seus conhecimentos prévios. Além disso, proporcionou um momento mais interativo de aprendizagem, onde o conteúdo foi ensinado de forma descontraída, aumentando assim o rendimento. Através do ensino voltado a uso de modelos 3D e modelos ilustrativos, os alunos, passaram a desenvolver habilidades maiores em aprender e fixar informações em relação às aulas expositivas do método tradicional. Considerando as dificuldades que os alunos possuem em imaginar as estruturas ou esquemas na disciplina de ciências, a aplicação de modelos tridimensionais ou jogos lúdicos facilitam a compreensão do conteúdo além de tornar a aula mais atrativa e dinâmica.