Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

Palavra-chaves: METODOLOGIA DE ENSINO, APRENDIZAGEM, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos grandes desafios na educação atual é atrair a atenção dos discentes em sala de aula, seja no ensino superior, básico ou fundamental. Este fato tem se tornado cada vez mais frequente e, em geral, tem sido associado a facilidade de acesso à informação por meio das novas tecnologias de comunicação. O uso de iPhones, Smartphones, tablets e celulares tem desviado a atenção dos jovens e adultos, pois a habilidade dos desenvolvedores de aplicativos e programas permite prender a atenção dos usuários e torna-los dependentes das tecnologias que usam cada vez mais. Na área das ciências exatas e da natureza defendemos uma maior interação entre a ciência, tecnologia e sociedade no momento em que os conteúdos são abordados no ambiente escolar ou fora dele, visto que existem mecanismos eficientes e eficazes de educação à distância. O uso de um espaço geográfico natural, como a bacia hidrográfica, é fundamental para a integração do conhecimento de diversas áreas do saber, como a biologia, a física, a geografia, a história, a matemática, a química e das diversas formas de linguagens. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência no estudo de bacias hidrográficas como uma estratégia para uma educação contextualizada com a participação de docentes e discentes do ensino superior, médio e fundamental, como ferramenta metodológica para melhoria da aprendizagem, do desempenho e da redução da evasão dos discentes do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos na região do semiárido paraibano, Nordeste do Brasil. Este trabalho fez parte do desenvolvimento de ações educativas direcionadas aos discentes que participaram um curso de especialização em ensino de ciências da natureza e matemática para a convivência com o semiárido, com participação de bolsistas de projetos de extensão e de iniciação à docência desenvolvidos no âmbito das Unidades Acadêmicas de Educação do Campo e de Tecnologia do Desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da UFCG. Atividades didáticas baseadas em jogos de passatempo e de tabuleiro foram desenvolvidos em sala de aula e confeccionadas por meio dos discentes com materiais de baixo custo. Uma visita de campo na Bacia Escola de São João do Cariri, PB, foi realizada para que os discentes do curso de especialização e da escola municipal de Sumé, localizada na comunidade da Pitombeira, pudessem na prática, identificar tipos de solos, cobertura vegetal, uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica, as condições do relevo e as características climáticas locais, com visualização de equipamentos de medição hidrometeorológica e seus princípios de funcionamento. A utilização de uma metodologia apoiada por meio da participação efetiva dos discentes favoreceu significativamente o aprendizado e a manutenção dos discentes em sala de aula e no ambiente escolar. A disposição do professor em utilizar uma nova metodologia de ensino, independente do grau de escolaridade dos discentes, é fundamental para auxilia-los no entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula, principalmente quando são contextualizados com o seu cotidiano.

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