EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36564 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3728 "inscrito_id" => 4936 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4936_15102017202304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SWELLEN SILVA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SWELLEN SILVA" "autor_email" => "swellen_01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36564 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3728 "inscrito_id" => 4936 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4936_15102017202304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SWELLEN SILVA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SWELLEN SILVA" "autor_email" => "swellen_01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }