O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas que o permitam compreender os fenômenos diários, e desenvolver competências a serem aplicadas em diversos setores da sociedade. Este trabalho apresenta como objetivo principal relatar os resultados de uma aula experimental numa abordagem investigativa sobre a análise do teor de álcool presente na gasolina, numa perspectiva de contextualização com o cotidiano do aluno. Foi desenvolvido em três turmas do terceiro ano do ensino médio da EREM José Joaquim da Silva Filho, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O trabalho foi desenvolvido em seis etapas: a primeira se deu pela pesquisa de experimentos que possibilitassem a abordagem de conteúdos do terceiro ano, revisassem alguns conteúdos vistos nos anos anteriores e permitisse a discussão de temas da realidade do aluno; a segunda etapa foi à coleta da gasolina em um posto de abastecimento da cidade; na terceira etapa os estudantes foram apresentados à situação problema; a quarta foi a realização do experimento; a quinta etapa foi a discussão sobre os resultados dos experimentos e o que estes significavam; e por fim, na sexta etapa foi feita a análise das anotações dos estudantes. Os resultados obtidos nesta atividade mostraram-se satisfatórios, pois os estudantes participaram ativamente tanto na prática como nas discussões, foi possível abordar conteúdos do terceiro ano e vistos nos anos anteriores, além de relacionar o fenômeno com o contexto do cotidiano do estudante através de discussões econômicas e ambientais.