GUEDES, Paula De Cássia Brito De Oliveira et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36518>. Acesso em: 23/12/2024 00:01
Este trabalho tem por finalidade apresentar a literatura como uma grande aliada às práticas didáticas educacionais, com o intuito de colaborar para as discussões sobre temas sociais que visam trazer igualdade de gênero e abordar a questão da homoafetividade de forma a amenizar o preconceito, consequente da falta de esclarecimento e informações, discriminando o homoafetivo na sociedade. A proposta aqui apresentada está baseada no referencial teórico de alguns autores como Bourdieu, Foucaut, Beauvoir, entre outros e na análise da obra “É proibido miar”, de Pedro Bandeira. A finalidade da obra é mostrar a aceitação, as lutas contra o preconceito e a discriminação que o personagem principal “cachorro” suporta até que se sinta livre para ser quem deseja. Sob a perspectiva da homoafetividade, faremos uma comparação das pessoas dessa classe com o personagem Bingo, um cachorrinho que nega sua natureza canina, pois, diferente de qualquer animal de sua espécie, prefere miar como um felino e por isso começa a sofrer o preconceito pela intolerância humana, sendo vítima de violência e abandono, mesmo se tratando apenas de um filhote. O intuito principal da pesquisa é discutir sobre a homoafetividade na sala de aula, já que este é um problema presente e constante na sociedade, sendo uma temática que possa ser introduzida no currículo educacional para que se abra uma reflexão a cerca do preconceito com esta classe.