Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIXO ELETRÔNICO: SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE

Palavra-chaves: LIXO ELETRÔNICO, PIBID-BIOLOGIA, CONSUMO CONSCIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4902
    "inscrito_id" => 8728
    "titulo" => "LIXO ELETRÔNICO: SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, o crescimento técnico científico vem trazendo inúmeras inovações e facilidades para o dia a dia do ser humano. E junto com esse desenvolvimento é gerado também um consumismo exagerado. Com isso, os problemas e a geração de lixo só aumentam, principalmente quando esses resíduos são descartados de forma incorreta. Em virtude do dia nacional do meio ambiente, e como forma de conscientização das pessoas, foi elaborada a oficina sobre lixo eletrônico, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. A presente atividade se desenvolveu na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade de Natal- RN, na turma da 1° série do ensino médio e tem como objetivo objetivos conscientizar e informar a comunidade escolar, por meio de atividades lúdicas, sobre os riscos de descartar o lixo eletrônico de forma inadequada em terrenos baldios ou lixo comum, e sobre a questão do consumismo exagerado, que é um dos grandes causadores da geração de lixo. A atividade foi desenvolvida, no seu primeiro momento, através de uma introdução ao assunto, abordando os aspectos geográficos, sociais e biológicos do lixo eletrônico. Para isso contamos com o apoio de integrantes dos subprojetos PIBID sociologia e Geografia. No segundo momento a turma foi dividida em equipe ver e equipe vermelha, para poder disputar uma gincana, composta por um quiz de perguntas e respostas, um caça ao tesouro, recolhimento de uma maior quantidade de pilhas e baterias em desuso e a confecção do cartaz de conscientização. A turma disputou a gincana com muita sabedoria e respeito aos colegas adversários. No momento do quiz, as respostas foram satisfatórias, já no caça ao tesouro uma equipe teve mais dificuldade em realizar a atividade, e apenas um grupo fez a confecção do cartaz de conscientização. Sendo assim, essa oficina didática contribuiu com o desenvolvimento do respeito mútuo entre os alunos, relações interpessoais e trabalho em grupo, bem como contribuiu para reflexão sobre a conscientização na construção de novos valores frente às questões de consumo e descarte de lixo, tanto nos alunos como em nós ministrantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIXO ELETRÔNICO, PIBID-BIOLOGIA, CONSUMO CONSCIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8728_17102017133358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMA BATISTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KILMA SOARES"
    "autor_email" => "kilmabiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37379
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4902
    "inscrito_id" => 8728
    "titulo" => "LIXO ELETRÔNICO: SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE E NA SOCIEDADE"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, o crescimento técnico científico vem trazendo inúmeras inovações e facilidades para o dia a dia do ser humano. E junto com esse desenvolvimento é gerado também um consumismo exagerado. Com isso, os problemas e a geração de lixo só aumentam, principalmente quando esses resíduos são descartados de forma incorreta. Em virtude do dia nacional do meio ambiente, e como forma de conscientização das pessoas, foi elaborada a oficina sobre lixo eletrônico, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. A presente atividade se desenvolveu na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade de Natal- RN, na turma da 1° série do ensino médio e tem como objetivo objetivos conscientizar e informar a comunidade escolar, por meio de atividades lúdicas, sobre os riscos de descartar o lixo eletrônico de forma inadequada em terrenos baldios ou lixo comum, e sobre a questão do consumismo exagerado, que é um dos grandes causadores da geração de lixo. A atividade foi desenvolvida, no seu primeiro momento, através de uma introdução ao assunto, abordando os aspectos geográficos, sociais e biológicos do lixo eletrônico. Para isso contamos com o apoio de integrantes dos subprojetos PIBID sociologia e Geografia. No segundo momento a turma foi dividida em equipe ver e equipe vermelha, para poder disputar uma gincana, composta por um quiz de perguntas e respostas, um caça ao tesouro, recolhimento de uma maior quantidade de pilhas e baterias em desuso e a confecção do cartaz de conscientização. A turma disputou a gincana com muita sabedoria e respeito aos colegas adversários. No momento do quiz, as respostas foram satisfatórias, já no caça ao tesouro uma equipe teve mais dificuldade em realizar a atividade, e apenas um grupo fez a confecção do cartaz de conscientização. Sendo assim, essa oficina didática contribuiu com o desenvolvimento do respeito mútuo entre os alunos, relações interpessoais e trabalho em grupo, bem como contribuiu para reflexão sobre a conscientização na construção de novos valores frente às questões de consumo e descarte de lixo, tanto nos alunos como em nós ministrantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIXO ELETRÔNICO, PIBID-BIOLOGIA, CONSUMO CONSCIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID8728_17102017133358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMA BATISTA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KILMA SOARES"
    "autor_email" => "kilmabiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nas últimas décadas, o crescimento técnico científico vem trazendo inúmeras inovações e facilidades para o dia a dia do ser humano. E junto com esse desenvolvimento é gerado também um consumismo exagerado. Com isso, os problemas e a geração de lixo só aumentam, principalmente quando esses resíduos são descartados de forma incorreta. Em virtude do dia nacional do meio ambiente, e como forma de conscientização das pessoas, foi elaborada a oficina sobre lixo eletrônico, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. A presente atividade se desenvolveu na Escola Estadual Berilo Wanderley, localizada na cidade de Natal- RN, na turma da 1° série do ensino médio e tem como objetivo objetivos conscientizar e informar a comunidade escolar, por meio de atividades lúdicas, sobre os riscos de descartar o lixo eletrônico de forma inadequada em terrenos baldios ou lixo comum, e sobre a questão do consumismo exagerado, que é um dos grandes causadores da geração de lixo. A atividade foi desenvolvida, no seu primeiro momento, através de uma introdução ao assunto, abordando os aspectos geográficos, sociais e biológicos do lixo eletrônico. Para isso contamos com o apoio de integrantes dos subprojetos PIBID sociologia e Geografia. No segundo momento a turma foi dividida em equipe ver e equipe vermelha, para poder disputar uma gincana, composta por um quiz de perguntas e respostas, um caça ao tesouro, recolhimento de uma maior quantidade de pilhas e baterias em desuso e a confecção do cartaz de conscientização. A turma disputou a gincana com muita sabedoria e respeito aos colegas adversários. No momento do quiz, as respostas foram satisfatórias, já no caça ao tesouro uma equipe teve mais dificuldade em realizar a atividade, e apenas um grupo fez a confecção do cartaz de conscientização. Sendo assim, essa oficina didática contribuiu com o desenvolvimento do respeito mútuo entre os alunos, relações interpessoais e trabalho em grupo, bem como contribuiu para reflexão sobre a conscientização na construção de novos valores frente às questões de consumo e descarte de lixo, tanto nos alunos como em nós ministrantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.