Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO A INTRODUÇÃO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM A LIPÍDIOS, CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, BIOQUÍMICA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37738
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2761
    "inscrito_id" => 8149
    "titulo" => "O ESTUDO A INTRODUÇÃO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM A LIPÍDIOS, CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS."
    "resumo" => "Estudos realizados na área de ensino e educação de Química, e que vem  sendo discutido, é a dificuldade que os alunos de ensino médio encontram no processo de assimilação dos conteúdos de química ministrado em sala de aula.Com isso a  proposta do projeto foi passar para os alunos, o conteúdo de Bioquímica, de forma diferente, com uma metodologia até então diferente para os mesmos, levando o conteúdo para o dia a dia do aluno, mostrando como ocorre esses fenômenos nos organismos vivos, para que assim pudessem assimilar o conteúdo, alcançando um bom rendimento. A pesquisa foi realizada na escola Centro de Ensino Santos Dumont, na cidade de Caxias Maranhão, em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio pelos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Caxias. O assunto aplicado no projeto foi Bioquímica, com ênfase em Lipídeos, Carboidratos e Proteínas, no qual foi feita a exposição de alimentos, como, carnes, ovos, castanhas, leite e outros alimentos, para os alunos em sala de aula. Foi aplicado questionário no inicio e fim do projeto com questores relacionadas ao conteúdo. Pode ser observado que houve um aumento da porcentagem de 12%  para  80% de rendimento, mostrando-se assim com resultado significativo. Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que a grande dificuldade dos alunos, em aprender alguns conteúdos de química, está na metodologia em que a matéria vem sendo apresentada, com isso torna-se necessário a busca de novas metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, BIOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8149_19092017114112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYRO FAGNER DOS SANTOS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "NAYRO FAGNER"
    "autor_email" => "nayro_guns@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37738
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2761
    "inscrito_id" => 8149
    "titulo" => "O ESTUDO A INTRODUÇÃO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM A LIPÍDIOS, CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS."
    "resumo" => "Estudos realizados na área de ensino e educação de Química, e que vem  sendo discutido, é a dificuldade que os alunos de ensino médio encontram no processo de assimilação dos conteúdos de química ministrado em sala de aula.Com isso a  proposta do projeto foi passar para os alunos, o conteúdo de Bioquímica, de forma diferente, com uma metodologia até então diferente para os mesmos, levando o conteúdo para o dia a dia do aluno, mostrando como ocorre esses fenômenos nos organismos vivos, para que assim pudessem assimilar o conteúdo, alcançando um bom rendimento. A pesquisa foi realizada na escola Centro de Ensino Santos Dumont, na cidade de Caxias Maranhão, em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio pelos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Caxias. O assunto aplicado no projeto foi Bioquímica, com ênfase em Lipídeos, Carboidratos e Proteínas, no qual foi feita a exposição de alimentos, como, carnes, ovos, castanhas, leite e outros alimentos, para os alunos em sala de aula. Foi aplicado questionário no inicio e fim do projeto com questores relacionadas ao conteúdo. Pode ser observado que houve um aumento da porcentagem de 12%  para  80% de rendimento, mostrando-se assim com resultado significativo. Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que a grande dificuldade dos alunos, em aprender alguns conteúdos de química, está na metodologia em que a matéria vem sendo apresentada, com isso torna-se necessário a busca de novas metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, BIOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8149_19092017114112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAYRO FAGNER DOS SANTOS AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "NAYRO FAGNER"
    "autor_email" => "nayro_guns@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Estudos realizados na área de ensino e educação de Química, e que vem sendo discutido, é a dificuldade que os alunos de ensino médio encontram no processo de assimilação dos conteúdos de química ministrado em sala de aula.Com isso a proposta do projeto foi passar para os alunos, o conteúdo de Bioquímica, de forma diferente, com uma metodologia até então diferente para os mesmos, levando o conteúdo para o dia a dia do aluno, mostrando como ocorre esses fenômenos nos organismos vivos, para que assim pudessem assimilar o conteúdo, alcançando um bom rendimento. A pesquisa foi realizada na escola Centro de Ensino Santos Dumont, na cidade de Caxias Maranhão, em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio pelos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/ Campus Caxias. O assunto aplicado no projeto foi Bioquímica, com ênfase em Lipídeos, Carboidratos e Proteínas, no qual foi feita a exposição de alimentos, como, carnes, ovos, castanhas, leite e outros alimentos, para os alunos em sala de aula. Foi aplicado questionário no inicio e fim do projeto com questores relacionadas ao conteúdo. Pode ser observado que houve um aumento da porcentagem de 12% para 80% de rendimento, mostrando-se assim com resultado significativo. Diante dos resultados apresentados, pode-se concluir que a grande dificuldade dos alunos, em aprender alguns conteúdos de química, está na metodologia em que a matéria vem sendo apresentada, com isso torna-se necessário a busca de novas metodologias de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.