SUCUMA, Arnaldo et al.. Educação para a cidadania plena. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36665>. Acesso em: 23/12/2024 04:47
O projeto de extensão que vem a público visa intervir no processo de implementação dos programas de ação afirmativa e questões psicossociais nas escolas públicas do município de Patos- PB. Serão realizados levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa e questões psicossociais nas escolas para que possa subsidiar uma ação prática efetiva nas escolas. Sendo assim, atendendo às leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que instituem a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas bem como das prerrogativas dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, o projeto propõe desenvolver uma ação de extensão universitária junto aos professores, alunos e demais profissionais da educação básica sobre história da África e afro-brasileira através da realização de palestras para lidar com as questões psicossociais. A indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão ou na perspectiva da educação das relações étnico-raciais como o título indica pode provocar um conjunto de preocupações, tais como: em que medida os conhecimentos produzidos pelas Universidades se relacionam, se articulam e transformam a realidade social? Em que medida a universidade enquanto espaço intelectual, científico, educativo e político têm modificado o padrão desigual e discriminatório das relações étnico-raciais nas escolas públicas? Como o professor consegue identificar problemas psicossociais envolvendo alunos na escola? Esta universidade que nós temos hoje se constituiu especialmente durante o século XX excluindo uma pluralidade de saberes. A universidade construída com o intento de preservar determinada visão de mundo, de certa forma de conceber o mundo. Diante disso, autores contemporâneos como Santos (2004) e Chauí (2001) têm chamado atenção no sentido de que o século XXI seja o século da pluriversidade e não universidade. O trabalho tem como objetivo analisar como os professores da rede pública municipal de Patos vêm trabalhando em termos pedagógicos o processo de implementação (implantação) do programa de ação afirmativa, incluindo as questões psicossociais nas escolas públicas. Em termos de metodologia e resultados pelos objetivos propostos serão atingidos através da pesquisa bibliográfica e documental que visa subsidiar uma intervenção qualificada junto aos profissionais da educação que será complementada através de palestras voltadas para reforço de capacidades de acordo com os temas propostos nesse projeto. Serão feitas visitas nas escolas, entrevistas capacitação com professores. Em termos de considerações finais, o projeto aqui apresentado é fruto do esforço do quadro de docentes do Curso de Bacharelado em Serviço Social e Psicologia das FIP que tem o intuito de contribuir positivamente para uma educação anti-racista, cidadania e para uma sociedade digna.