A Orientação de Estágio Supervisionado em Geografia III (OEG), é um processo de
fundamental importância na formação discente, pois é nessa etapa que os estagiários iniciam, após
discutirem a teoria e receberem as devidas orientações em sala de aula, sua pesquisa e coparticipação no
Ensino Médio da escola campo de estágio dessa etapa. A OEG III tem como campo de estágio escolas de
Ensino Médio, é onde o estagiário vai conhecer e lidar com um público diferenciado do que ele estagiou no
Ensino Fundamental. Nessa experiência, analisou-se com base em referencial teórico e a partir da
experiência proposta pela observação a importância e desenvolvimento do ensino médio bem como o ensino
de geografia em turmas de 2º ano diferenciado e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno
em uma Escola da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos ferros - RN. Diante disso, abordaremos
inicialmente, a partir de breves considerações teóricas, aspectos importantes do Ensino Médio nas
modalidades diferenciado e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como alguns aspectos da Geografia
ensinada nessa etapa da Educação Básica. Por fim, relatamos as experiências vivenciadas no estágio
realizado nessas turmas fazendo análises relevantes dessa etapa da formação discente. A partir disso,
buscamos fazer uma análise comparativa dessas duas modalidades o que nos proporcionou importantes
conhecimentos e discussões com relação as disparidades no desenvolvimento dessa etapa do ensino da
Educação Básica em seus principais aspectos, podendo perceber assim que, as turmas observadas nas quais
tivemos coparticipações, se apresentaram diferenciadas em alguns aspectos que consideramos relevantes
para problematizá-las. Consideramos que a observação de estágio composta por uma intervenção do
estagiário se faz muito necessária e fortalece o aprendizado do graduando em licenciatura preparando-os
melhor para uma atuação mais fortalecida na regência.