A Matemática é tida por muitos alunos como sendo a disciplina mais difícil se comparadas às outras trabalhadas nos ensinos Fundamental, Médio ou, até mesmo, Superior. Essa caracterização se deve, por vezes, a falta da apresentação, por parte dos professores, dos conteúdos que fazem parte do componente curricular de forma a motivar, consequentemente, estimular a aprendizagem por parte dos alunos. Assim, com o intuito de contribuir de forma significativa para mudança sobre essa visão em torno da Matemática, apresentamos neste pôster algumas atividades relatos de situações cotidianas, envolvendo problemas contextualizados abordando conceitos envolvidos no ensino de funções para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, abrindo a possibilidade do uso do software Geogebra como recurso didático facilitador do ensino, da aprendizagem e da motivação deixando as aulas mais dinâmicas. Com isso, chamamos a atenção de professores e de alunos para a possibilidade de trabalharmos conteúdos matemáticos com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, tornando as aulas práticas e dinâmicas. Tivemos como base o trabalho de conclusão de curso de mestrado “O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” de [6] GUIMARÃES, as recomendações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Metodologia de Resolução de Problemas, debatida por [8] ONUCHIC e ALLEVATO, e o uso de softwares educacionais, debatido por [1] ALLEVATO e [9] SANTOS. As questões são do livro didático, Vontade de Saber Matemática [11], do 9º ano do Ensino Fundamental e foram adaptadas ao uso do software Geogebra.