Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, EXPERIÊNCIA CASEIRA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3589
    "inscrito_id" => 2115
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, observar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. Pretende-se nesta pesquisa abordar aspectos teóricos e práticos acerca do Estágio Supervisionado, mostrando os resultados de uma intervenção em sala de aula, utilizando uma metodologia defendida pela Educação Construtivista. O objetivo deste artigo é mostrar e refletir as práticas docentes em sala de aula, que através de uma aula dinamizada e expondo uma problemática da “escassez de água, e uma solução”, utilizamos o método tradicional de ensino, expondo o conteúdo e finalizando com o método construtivista, que especificamente levamos uma experiência caseira de um dessalinizador, ao qual percebemos que esses dois métodos de ensino andando lado a lado é uma ótima didática em sala de aula. O trabalho vem apresentar por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. De inicio foi aplicado um questionário com a finalidade de observar e analisar o conhecimento prévio acerca do assunto abordado pela aula, para que posteriormente pudéssemos comparar os resultados após a intervenção. Podemos perceber com a aplicação desta aula, que com a junção do método dito tradicional de ensino e o método construtivista, tem-se uma boa caminhada, dando um perfeito desfecho para associar a problemática (conteúdos que a envolve) à forma prática de como solucionar, identificando no experimento os conteúdos e fenômenos que aconteciam durante o processo. Percebe-se que o Estágio Supervisionado é de suma importância para nós, alunos da graduação e futuros educadores, e considera-se, ainda, que é através dele que nós, futuros professores, nos deparamos com a realidade prática, vivenciando experiências em sala de aula, conduzindo e desenvolvendo metodologias eficazes no alcance de nossos propósitos educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, EXPERIÊNCIA CASEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2115_14102017180255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36859
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3589
    "inscrito_id" => 2115
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, observar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. Pretende-se nesta pesquisa abordar aspectos teóricos e práticos acerca do Estágio Supervisionado, mostrando os resultados de uma intervenção em sala de aula, utilizando uma metodologia defendida pela Educação Construtivista. O objetivo deste artigo é mostrar e refletir as práticas docentes em sala de aula, que através de uma aula dinamizada e expondo uma problemática da “escassez de água, e uma solução”, utilizamos o método tradicional de ensino, expondo o conteúdo e finalizando com o método construtivista, que especificamente levamos uma experiência caseira de um dessalinizador, ao qual percebemos que esses dois métodos de ensino andando lado a lado é uma ótima didática em sala de aula. O trabalho vem apresentar por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. De inicio foi aplicado um questionário com a finalidade de observar e analisar o conhecimento prévio acerca do assunto abordado pela aula, para que posteriormente pudéssemos comparar os resultados após a intervenção. Podemos perceber com a aplicação desta aula, que com a junção do método dito tradicional de ensino e o método construtivista, tem-se uma boa caminhada, dando um perfeito desfecho para associar a problemática (conteúdos que a envolve) à forma prática de como solucionar, identificando no experimento os conteúdos e fenômenos que aconteciam durante o processo. Percebe-se que o Estágio Supervisionado é de suma importância para nós, alunos da graduação e futuros educadores, e considera-se, ainda, que é através dele que nós, futuros professores, nos deparamos com a realidade prática, vivenciando experiências em sala de aula, conduzindo e desenvolvendo metodologias eficazes no alcance de nossos propósitos educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE, EXPERIÊNCIA CASEIRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2115_14102017180255.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO"
    "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, observar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. Pretende-se nesta pesquisa abordar aspectos teóricos e práticos acerca do Estágio Supervisionado, mostrando os resultados de uma intervenção em sala de aula, utilizando uma metodologia defendida pela Educação Construtivista. O objetivo deste artigo é mostrar e refletir as práticas docentes em sala de aula, que através de uma aula dinamizada e expondo uma problemática da “escassez de água, e uma solução”, utilizamos o método tradicional de ensino, expondo o conteúdo e finalizando com o método construtivista, que especificamente levamos uma experiência caseira de um dessalinizador, ao qual percebemos que esses dois métodos de ensino andando lado a lado é uma ótima didática em sala de aula. O trabalho vem apresentar por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. De inicio foi aplicado um questionário com a finalidade de observar e analisar o conhecimento prévio acerca do assunto abordado pela aula, para que posteriormente pudéssemos comparar os resultados após a intervenção. Podemos perceber com a aplicação desta aula, que com a junção do método dito tradicional de ensino e o método construtivista, tem-se uma boa caminhada, dando um perfeito desfecho para associar a problemática (conteúdos que a envolve) à forma prática de como solucionar, identificando no experimento os conteúdos e fenômenos que aconteciam durante o processo. Percebe-se que o Estágio Supervisionado é de suma importância para nós, alunos da graduação e futuros educadores, e considera-se, ainda, que é através dele que nós, futuros professores, nos deparamos com a realidade prática, vivenciando experiências em sala de aula, conduzindo e desenvolvendo metodologias eficazes no alcance de nossos propósitos educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.