O trabalho busca realizar uma análise crítico-argumentativa da temática avaliação e currículo, cujo estudo torna-se pertinente ao cotidiano escolar, que cada vez mais tem necessitado de uma racionalidade teórico metodológica, o qual constitui elementos de discussão por meio conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes com o intuito de propiciar resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem. Atender aos limites postos pelas orientações e normatizações educacionais existentes, torna-se pertinente através da realização de questionamentos que aproximem a escola de seus sujeitos (professor e aluno), realizando uma abordagem com uma perspectiva próxima de suas complexidades e rotinas. A reflexão sobre currículo considera sua conceituação, importância no contexto educacional e inserção na realidade histórica, cultural e socialmente determinada, refletindo em procedimentos didáticos e administrativos que condicionam a relação teoria-prática, perpassando pela legalidade de sua utilização com base constitucional, o qual fortalece e busca instrumentalizar-se como ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem. A avaliação é algo inerente aos processos cotidianos de aprendizagem, no qual todos os sujeitos estão envolvidos, pretendendo-se levar a reflexão de que a avaliação não pode ser entendida como algo isolado, pois está subjacente a uma concepção de educação e uma estratégica pedagógica, que produz resultados satisfatórios. Levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, a conclusão sinaliza a relação sinestésica que deve existir entre currículo e avaliação, onde articulados entre sí produzem significados pertinentes à valorização dos sujeitos do processo educativo, condicionados a influências socioeconômicas culturais, e políticos como eixos fundantes de sua interação