Ainda que seja uma grande arma para a formação de leitores e escritores críticos, a Literatura ainda vem sendo pouco aproveitada em sala de aula. Os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, optam ainda por trabalhar textos literários voltados para a análise estrutural e/ou características gramaticais diversas, deixando um pouco de lado o caráter reflexivo que o texto literário deve trazer. De fato, gêneros literários levam ao aluno uma facilidade maior em conseguir assimilar os conteúdos pragmáticos trabalhados em sala, todavia as escolas em sua grande parte continuam buscando um aluno que saiba apenas todas as regras gramaticais, esquecendo de prepará-lo enquanto leitor crítico. A leitura literária deve então ser tratada como instrumento eficaz no processo ensino aprendizagem. A Literatura trata não apenas de uma história fictícia, ela nos traz a identificação social através de descrição da realidade dentro de uma escrita inovadora. Através de obras literárias nos deparamos com questões sociais, ideológicas, religiosas e nos encontramos com nossas ideias mais íntimas e restritas. Contudo, professores de Língua Portuguesa, devem dar uma maior atenção à aplicabilidade de textos literários em sala de aula como suporte eficaz para uma melhor viabilidade no processo ensino-aprendizagem e na formação do leitor crítico e inovador.