O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37661 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 7121 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS" "resumo" => "O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7121_07102017175547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON COSTA" "autor_email" => "andersoncosta96@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37661 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 7121 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS" "resumo" => "O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7121_07102017175547.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON COSTA" "autor_email" => "andersoncosta96@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }