O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha.