O seguinte trabalho buscou analisar o professor enquanto pesquisador reflexivo da sua prática, com o propósito de ampliar o conhecimento sobre a prática docente e a influência da formação inicial e continuada que se efetiva através da política para formação docente, uma vez que a discussão da literatura e reflexões permitiu examinar a influência da formação na prática pedagógica desenvolvida pelo professor enquanto profissional docente. Para isso, realizou-se uma pesquisa de textos publicados entre 1996 e 2015, em livros, biblioteca virtual, artigos em pdfs, e Banco de artigos da Scientifc Eletronic Library (SciELO). Dos 100 trabalhos listados, apenas 5 foram selecionados e analisados de forma qualitativa. Para tanto, foram incluídos os livros, artigos, dissertações e teses que relacionavam o tema proposto, os publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os arquivos coincidentes. Os resultados evidenciaram a necessidade a implantação de uma política global para formação de professores que atenda a realidade educacional que os professores estão inseridos, e que corroborem com a formação de professores críticos reflexivos. Assim As políticas docentes no Brasil devem ser analisadas sob seus efeitos, como programas implantados e seus resultados para melhor compreensão do sistema educacional atual e os desafios das políticas para prática e formação de professores em todas as dimensões, nos diversos contextos escolares da sociedade atual, levando o conhecimento estar em movimento contínuo assim como os desafios e a necessidade de reformulações e a elaboração de novas políticas públicas para prática e formação de professores que atendam aos novos desafios impostos no dado momento histórico que se encontra os sujeitos da educação.