Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TUBO DE KUNDT: O ENSINO DE ACÚSTICA E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APARATO EXPERIMENTAL, TUBO DE KUNDT Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37955
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1209
    "inscrito_id" => 4085
    "titulo" => "O TUBO DE KUNDT: O ENSINO DE ACÚSTICA E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFRPE, na qual estamos desenvolvendo um aparato experimental, detalhando o desenvolvimento e montagem da versão do tubo de Kundt, bem como discutimos algumas possibilidades de utilização de tal aparato. Através de duas possibilidades de utilização: Análise física do aparato e a relação básica entre a física e a música.  Tanto as quais têm sido aplicadas por nós em sala de aula, moldadas a apartir dos resultados de pesquisa sobre aprendizagem significativa de David Ausubel, contantes na tradição de pesquisa da área e que são objeto de investigação no âmbito do citado programa de Pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APARATO EXPERIMENTAL, TUBO DE KUNDT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4085_09092017172733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS MACIEL NETO"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON MACIEL"
    "autor_email" => "airtonprof@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37955
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1209
    "inscrito_id" => 4085
    "titulo" => "O TUBO DE KUNDT: O ENSINO DE ACÚSTICA E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFRPE, na qual estamos desenvolvendo um aparato experimental, detalhando o desenvolvimento e montagem da versão do tubo de Kundt, bem como discutimos algumas possibilidades de utilização de tal aparato. Através de duas possibilidades de utilização: Análise física do aparato e a relação básica entre a física e a música.  Tanto as quais têm sido aplicadas por nós em sala de aula, moldadas a apartir dos resultados de pesquisa sobre aprendizagem significativa de David Ausubel, contantes na tradição de pesquisa da área e que são objeto de investigação no âmbito do citado programa de Pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APARATO EXPERIMENTAL, TUBO DE KUNDT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4085_09092017172733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRTON DOS SANTOS MACIEL NETO"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON MACIEL"
    "autor_email" => "airtonprof@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFRPE, na qual estamos desenvolvendo um aparato experimental, detalhando o desenvolvimento e montagem da versão do tubo de Kundt, bem como discutimos algumas possibilidades de utilização de tal aparato. Através de duas possibilidades de utilização: Análise física do aparato e a relação básica entre a física e a música. Tanto as quais têm sido aplicadas por nós em sala de aula, moldadas a apartir dos resultados de pesquisa sobre aprendizagem significativa de David Ausubel, contantes na tradição de pesquisa da área e que são objeto de investigação no âmbito do citado programa de Pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.