Sabe-se que na formação de um licenciando o estágio se faz necessário para aprender como se apresenta a estrutura de uma escola, no que tange às questões administrativa, política, social, científica. Por isto, o vigente trabalho, surge da necessidade de um estágio que apresenta a escola para além das teorias, a escola como realmente é. Por isso, feito estágio de observação, procuramos perceber as necessidades pertinentes à sala de aula, cujo campo foi a escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos em Passira-PE, local que realizamos as práticas do estágio nas turmas de sexto e sétimo anos. Após cada aula, preenchemos uma ficha técnica sobre informações das aulas. Cada estágio durou 15 horas aula, somando ao todo 30 horas. Metodologicamente se fez uso do método quantitativo, além das observações em sala de aula, foram feitos levantamentos bibliográficos, formando um banco de dados o que contribuiu para a reflexão do estágio quanto aperfeiçoamento para a prática docente. Não obstante, constatamos a importância que a escola, o professor de classe, os alunos e os familiares têm na busca por superar desafios e formar sujeitos críticos. Tudo a luz da geografia que não é uma ciência solta, mas corrobora significativamente para a formação dos sujeitos e isto depende dos professores com sua bagagem cultural, quando se tem uma práxis que agrega, contextualiza e trás o aluno para os debates feitos em sala de aula. O estágio contribui e coopera como inicio desse processo de formação do professor, contribuindo assim, na dimensão técnica e política, nas experiências adquiridas durante todo o processo que não encerra no estágio, mas, é onde a educação começa.