Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: O PLANO EDUCATIVO INDIVIDUAL (PEI) PARA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: PLANO EDUCATIVO INDIVIDUAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este relato de experiência aponta sobre a vivência no acompanhamento técnico-pedagógico da equipe da área de educação especial na Rede de Municipal de Educação de São Luís do Maranhão, revelando como tem se organizado o Plano Educativo Individual (PEI) para atendimento dos estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial. Este plano individualizado é um programa educativo, que tem por base um processo de intervenção mediada e, que segue um roteiro sistemático, organizando o trabalho a ser desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado e, que se efetiva a partir do levantamento da avaliação das necessidades educacionais especiais, da análise da elegibilidade para educação especial pela equipe multidisciplinar, da adaptação e flexibilização curricular, participação na sala de recursos multifuncionais e em outros serviços de apoio especializado. Analisa-se como a organização do plano individualizado tem promovido boas práticas para o atendimento educacional especializado dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação inclusos na Rede de Municipal de Educação de São Luís do Maranhão. Para suporte bibliográfico, apoiou-se em Brasil (2008), na Lei nº 13.146/15 e nos estudos de Carvalho e Maciel (2003), Glat et al (2012), Glat e Pletsch (2013), Mantoan (2010), OMS (2001), Poker (2013), Smith (2009). O relato, conta as experiências a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória sobre como as ações do acompanhamento técnico-pedagógico da equipe da área de educação especial tem possibilitado a identificação e enfretamento das barreiras arquitetônicas, atitudinais e curriculares que tem impedido ou impossibilitado o desenvolvimento e aprendizagem desses estudantes e, como o Plano Educativo Individual é fundamental para a implementação e organização de um modelo educacional inclusivo.

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