Trata-se de resultado de pesquisa de natureza qualitativa, realizada sob a forma de estudo empírico cujo objetivo consistiu em compreender a concepção de professores e alunos acerca do processo de avaliação da aprendizagem vivenciado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, localizada no município de Natal/RN. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e aplicação de questionário com alunos da modalidade EJA, o que gerou dados que foram posteriormente analisados a partir da técnica de análise de discurso das entrevistas dos professores, respaldada pela análise quantitativa simples das respostas dos questionários. Os resultados apontam, do ponto de vista dos professores, pouco embasamento teórico que sustentam uma prática que considere a participação dos alunos no processo avaliativo, apesar das ações de alguns professores suscitarem práticas mais voltadas à inserção desses alunos no planejamento da avaliação à qual são submetidos. Os alunos, por sua vez, assumem postura de passividade diante do processo de construção e avaliação do saber, apesar de demonstrarem interesse numa possível maior participação nestes processos. A adoção de instrumentos que não se enquadram na proposta e realidade da EJA é identificado como comuns à prática da maior parte dos professores entrevistados, o que é apresentado pelos alunos, todavia, como elemento negativo e pouco acessível. O estudo aponta, enfim, a necessidade da consideração da reflexividade e participação dos alunos, conforme apontam as diretrizes orientadoras das ações pedagógicas na EJA, o que ainda se faz incipiente na compreensão dos professores e alunos acerca da avaliação.