Este relato apresenta a experiência vivenciada a partir de uma prática pedagógica desenvolvida em uma escola pública da Secretária de Educação do Estado da Bahia, no município de Livramento de Nossa Senhora, enquanto professor regente do componente curricular Educação Física, em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, no período da terceira unidade letiva (o ano letivo neste estado é dividido em quatro unidades, de aproximadamente dois meses à dois meses e meio). Esta prática pedagógica iniciou-se com um levantamento de conteúdos a serem tematizados durante o ano letivo, neste momento buscamos compreender quais as práticas corporais que os estudantes vivenciavam dentro e fora da escola- em seu cotidiano. Dentre as várias manifestações da cultura corporal os mesmos citaram a musculação, como uma das vivências e que nunca teria sido oportunizada à tematização durante as aulas de Educação Física. Desta maneira, o conteúdo foi tematizado a partir dos pressupostos da Perspectiva Cultural da Educação Física (NUNES; NEIRA, 2008, 2009, 2011), alcançando bons debates, vivências e ultrapassando a visão equivocada a respeito desta prática corporal, além de possibilitar uma melhor percepção corporal dos estudantes envolvidos (ultrapassando o biológico). Destacamos que, para além da aprendizagem dos estudantes, percebeu-se um “novo” entendimento dos objetivos da Educação Física na escola, a partir de relatos dos mesmos, refletindo na participação e envolvimento durante as aulas.