Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ONCE UPON A TIME: PRODUÇÃO DE HQ NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, PIBID, LUDICIDADE, ATIVIDADES EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38048
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 5910
    "titulo" => "ONCE UPON A TIME: PRODUÇÃO DE HQ NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa sistematizar o processo de criação e de implementação de um conjunto de atividades pedagógicas que tiveram por objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. As atividades registradas foram desenvolvidas pela equipe do PIBID/UEPB/CH e promoveram situações em que a produção oral em língua inglesa ocupasse lugar de destaque na sala de aula. Para atingir esse fim, foram adaptadas várias tecnologias para o contexto escolar, com o intuito de aumentar o interesse, bem como, de criar uma relação afetiva dos alunos com a língua inglesa. Buscou-se ainda, desenvolver habilidades referentes a narrativa de histórias e ampliação e consolidação do vocabulário. Conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de uma revista em quadrinhos, criada a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos através de captura de imagens para construção da cena, construído de forma coletiva e compartilhada. Assim, a importância desse trabalho se justifica a partir da amplitude de seu alcance, uma vez que nos permite abordar em sala de aula questões relacionadas ao gênero, a tradução, a interpretação textual, além de contar com uma descrição integral de todo processo, para que os demais profissionais da educação possam realizar essa experiência em suas salas de aula. Por fim destacamos ainda, os aspectos subjetivos relacionados a realização de uma proposta como esta: ao possibilitar a utilização de um conjunto variado de abordagens pedagógicas e ao permitir que o educando se torne protagonista de seu aprendizado, estamos favorecendo o surgimento de uma nova relação com a aprendizagem de uma língua estrangeira, pois, a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, o espaço da sala de aula se torna mais atrativo, além de elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, PIBID, LUDICIDADE, ATIVIDADES EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5910_10102017212511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUAN SOARES"
    "autor_email" => "nanyak12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38048
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 5910
    "titulo" => "ONCE UPON A TIME: PRODUÇÃO DE HQ NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO"
    "resumo" => "O presente trabalho visa sistematizar o processo de criação e de implementação de um conjunto de atividades pedagógicas que tiveram por objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. As atividades registradas foram desenvolvidas pela equipe do PIBID/UEPB/CH e promoveram situações em que a produção oral em língua inglesa ocupasse lugar de destaque na sala de aula. Para atingir esse fim, foram adaptadas várias tecnologias para o contexto escolar, com o intuito de aumentar o interesse, bem como, de criar uma relação afetiva dos alunos com a língua inglesa. Buscou-se ainda, desenvolver habilidades referentes a narrativa de histórias e ampliação e consolidação do vocabulário. Conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de uma revista em quadrinhos, criada a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos através de captura de imagens para construção da cena, construído de forma coletiva e compartilhada. Assim, a importância desse trabalho se justifica a partir da amplitude de seu alcance, uma vez que nos permite abordar em sala de aula questões relacionadas ao gênero, a tradução, a interpretação textual, além de contar com uma descrição integral de todo processo, para que os demais profissionais da educação possam realizar essa experiência em suas salas de aula. Por fim destacamos ainda, os aspectos subjetivos relacionados a realização de uma proposta como esta: ao possibilitar a utilização de um conjunto variado de abordagens pedagógicas e ao permitir que o educando se torne protagonista de seu aprendizado, estamos favorecendo o surgimento de uma nova relação com a aprendizagem de uma língua estrangeira, pois, a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, o espaço da sala de aula se torna mais atrativo, além de elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, PIBID, LUDICIDADE, ATIVIDADES EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5910_10102017212511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN DA SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUAN SOARES"
    "autor_email" => "nanyak12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa sistematizar o processo de criação e de implementação de um conjunto de atividades pedagógicas que tiveram por objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. As atividades registradas foram desenvolvidas pela equipe do PIBID/UEPB/CH e promoveram situações em que a produção oral em língua inglesa ocupasse lugar de destaque na sala de aula. Para atingir esse fim, foram adaptadas várias tecnologias para o contexto escolar, com o intuito de aumentar o interesse, bem como, de criar uma relação afetiva dos alunos com a língua inglesa. Buscou-se ainda, desenvolver habilidades referentes a narrativa de histórias e ampliação e consolidação do vocabulário. Conjunto de atividades descrito contempla a elaboração de uma revista em quadrinhos, criada a partir da adaptação do conto clássico da literatura infantil, encenado pelos próprios alunos através de captura de imagens para construção da cena, construído de forma coletiva e compartilhada. Assim, a importância desse trabalho se justifica a partir da amplitude de seu alcance, uma vez que nos permite abordar em sala de aula questões relacionadas ao gênero, a tradução, a interpretação textual, além de contar com uma descrição integral de todo processo, para que os demais profissionais da educação possam realizar essa experiência em suas salas de aula. Por fim destacamos ainda, os aspectos subjetivos relacionados a realização de uma proposta como esta: ao possibilitar a utilização de um conjunto variado de abordagens pedagógicas e ao permitir que o educando se torne protagonista de seu aprendizado, estamos favorecendo o surgimento de uma nova relação com a aprendizagem de uma língua estrangeira, pois, a partir da realização de atividades educativas marcadas pelo viés da ludicidade e da interatividade, o espaço da sala de aula se torna mais atrativo, além de elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.