O presente trabalho faz parte de um projeto transdisciplinar denominado “Olhares e
saberes a respeito da técnica e Tecnologia no Território Mato-grossense” realizado
pelos alunos do curso de Edificações do IFMT – Campus Cuiabá. Objetivando romper
com a produção de um saber fragmentado, dissociado da realidade técnico-científico e
informacional prevalecente na sociedade contemporânea, este projeto de pesquisa teve
como objetivo por meio do tema gerador “Técnica e Tecnologia” propiciar aos alunos a
capacidade para compreender e avaliar a gênese das tecnologias comunicacionais e
informacionais na produção do espaço mato-grossense e seus impactos nas
comunidades tradicionais indígenas. O trabalho possui como objetivo relatar a
experiência pedagógica vivenciada pelos alunos de Edificações na aldeia do Salto do
Utiariti e Quatro Cachoeiras objetivando entender a gênese da produção do meio-
técnico-cientifico- informacional no território indígena e as repercussões na maneira de
viver, consumir e viver do povo Paresi. A opção metodológica adotada foi o estudo do
meio, por intermédio da realização da visita técnica nas Aldeias Quatro Cachoeiras e
Utiariti localizadas no município de Campo Novo do Parecis (MT), revisão
bibliográfica e realização de registros fotográficos e midiáticos (vídeos) . A experiência
pedagógica possibilitou-nos constatar que, embora as mesmas pertencessem em um
mesmo grupo étnico, apresentavam diferenças no que diz respeito à temporalidade de
inserção ao mundo capitalista globalizado, refletindo nas formas de viver, consumir e
produzir. No aspecto produtivo um paradoxo se configura. A alteração no processo
produtivo desse povo, da agricultura tradicional para a lavoura mecanizada, ao mesmo
tempo em que, representou uma conquista para esse povo, no sentido que possibilitou o
retorno às aldeias dos homens que antes trabalhavam nas fazendas, bem como, para a
obtenção de renda para investir em projetos comunitários, por outro lado abriu um
precedente que preocupa as demais etnias que vivem no Cerrado e nas áreas de
transição, uma vez que esses povos passam a adotar o modelo ocidental de produzir.