O presente trabalho se propõe a discutir sobre a aprendizagem dos jovens e adultos por meio do processo cognitivo e cultural, a partir de pesquisas bibliográficas em livros, artigos, revistas, além de vivências do cotidiano. Com o objetivo de investigar como se dá o processo de aprendizagem nesta modalidade, estabelecendo em uma problemática com a qual nos deparamos no atual contexto escolar, além de evidenciar a importância do educador no processo de ensino e aprendizagem. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da Educação Básica, que tem como intuito garantir o acesso e a continuidade dos estudos aos alunos que não tiveram a oportunidade de escolarização na idade indicada como própria. No Brasil, acontece, frequentemente, o não cumprimento do direito à educação, ao qual a criança e o adolescente têm. Devido a diversos fatores, o momento da vida, em que essas crianças e adolescentes deveriam frequentar e dedicar-se aos estudos, não ocorre, ocasionando a não formação e a não escolarização, apesar de ser, esse, um direito assegurado na legislação brasileira. . Na busca de compreendermos os fenômenos inerentes a este estudo, dialogamos com autores como: GIL (2002), SOARES (1998), FREIRE (2005) e GADOTTI (2005). Os resultados apontam a necessidade de haver uma conscientização acerca da complexidade da evasão escolar no processo educativa da EJA, cujas causas devem ser compreendidas e combatidas, como direito e condição de cidadania dos jovens e adultos dessa modalidade educativa.