Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ENTRELACES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PROPOSTA DE PROJETO DE NIVELAMENTO CONTEXTUALIZADO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central tecer relações entre os enlaces da formação continuada dos professores do ensino superior, considerando esta como eixo central para o protagonismo da ação e reflexão docente e o projeto de Nivelamento Contextualizado produzido para cursos de graduação na modalidade EAD de determinada instituição de ensino, tendo em vista as fragilidades do conhecimento dos estudantes que ingressam em cursos de graduação, o projeto procura atender as necessidades básicas de aprendizagem da Língua Portuguesa, com o objetivo de minimizar lacunas dos acadêmicos relacionadas à escolarização fundamental e média, no sentido de que esse acadêmico possa estabelecer relações significativas com os conteúdos relacionados às disciplinas do curso de graduação, de forma que seu aproveitamento, enquanto estudante, seja eficaz ao relaciona com os pressupostos estabelecidos pela instituição, visa colaborar com sua adaptação no AVA (ambiente virtual de aprendizagem). Por meio do Projeto de Nivelamento Contextualizado, a instituição oportuniza aos acadêmicos não só rever conteúdos centrais estudados na educação básica, mas pelo motivo de possuírem outro nível de maturidade, possibilita o aperfeiçoamento dos conhecimentos já adquiridos, os quais formam a base do desenvolvimento universitário. Para desenvolver tal projeto, a instituição contou com o envolvimento de coordenadores dos cursos de graduação que efetuaram a pesquisa dos descritores que fundamentam a avaliação brasileira, Prova Brasil, a qual compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ressalta que os descritores são as “descrições” das habilidades a serem avaliadas em cada área do conhecimento. Os descritores que adentram o projeto referem-se ao 9º ano do Ensino Fundamental, os quais passaram por análises, estudos em formação continuada de professores, sendo estes especialistas, mestres e doutores da área de Língua Portuguesa que por meio da análise do contexto em que estavam inseridos os alunos, elencaram os descritores fundamentais a serem tratados dentro do Projeto de Nivelamento. É sobre o protagonismo da formação docente, a percepção das fragilidades dos cursos de graduação no que se refere à Língua Portuguesa, a relação entre teoria e a prática para a construção e reconstrução do conhecimento que discorreremos no presente artigo, entremeando contexto, teorias, reflexões.

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