Este trabalho tem o objetivo de refletir acerca dos resultados parciais da pesquisa “Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica” (DE/ GEPPE/UERN). Evidenciamos o papel dos registros de aprendizagem em seu amplo sentido, ou seja, sua importância enquanto documento norteador para professor, pois o mesmo possibilita o docente refletir sobre sua prática pedagógica, ao mesmo tempo, a comunidade escolar, consegue acompanhar o processo de ensino e aprendizagem de maneira mais efetiva. Construímos esse trabalho em dois percursos metodológicos, inicialmente nos debruçamos em estudos bibliográficos de autores como: Alves (2015); Stetto (2000) Zabalza (1994) e Vygotski (1998). Em um segundo momento, realizamos a pesquisa de campo numa Creche Municipal na cidade de Rafael Fernandes, na ocasião coletamos questionários das professores e registros (geral e individual) da turma de Pré-escola II (2016). As discussões, apontam o quanto é complexo o processo de alfabetização, sendo que este não está ancorado apenas na codificação e decodificação, mas está associado a uma tríade - escrita/leitura/oralidade -, mostrando-nos assim, que os registros são ferramentas fundamentais nesse processo, pois por meio desses escritos, os educadores podem compreender de maneira mais clara o processo de alfabetização de cada aluno em particular e da turma em geral. Concluímos que, as professoras pesquisadas, constroem (coletivamente) seus registros, ainda de maneira vaga, pois não conseguimos compreender claramente quais as habilidades e competências que os educandos já construíram, e quais estão em processo de aprendizagem. Intuímos que, esse cenário está atrelado a ausência das discussões teóricas, sobre registros de aprendizagem, na formação inicial e continuada dessas profissionais de ensino.