Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ - RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, AEE Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Afirmar que o Brasil mudou sua política com relação à educação especial e melhorou em todos os aspectos, não muda um passado (ainda recente) de exclusão de pessoas com necessidades especiais que por muitas décadas apresentava claramente a ideia de segregação. Atualmente é perceptível a ideia de inclusão de crianças na sala de ensino regular independentemente das necessidades especiais por elas apresentadas, contudo é importante a existência do atendimento educacional especializado (AEE), que é um serviço da educação especial o qual identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, os quais eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando assim, suas necessidades específicas, sejam elas: superdotação e altas habilidades, transtornos globais e do desenvolvimento, deficiência física, deficientes auditivos ou deficientes visuais. É importante ressaltar que a inclusão e a sala do AEE são asseguradas e regulamentadas pelo decreto Nº 6.571/08 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado - AEE, e que por muitas vezes geram dúvidas, tanto no corpo docente e discente como no seio familiar. Sabemos que grande parte das pessoas desconhecem o direito, resguardado por lei, e, até mesmo, a existência das salas de recursos. Partindo dessa problemática a presente pesquisa busca compreender e discutir como se dar o processo de inclusão nas escolas e como funciona as salas de recursos das Escolas da rede estadual do município de Nova Cruz - RN. Pois, é de fundamental e de suma importância compreender a sala de recursos como espaço físico onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado - AEE, as quais são compostas por mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial. Sendo assim, este artigo tem como objetivo fazer uma breve análise sobre como acontece o processo de inclusão e como é constituída a sala de recursos multifuncionais da rede estadual do município desde a organização e a administração deste espaço visando assim, esclarecer algumas das dúvidas que estão presentes sobre a inclusão e o AEE.

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