O presente trabalho tem como ponto relevante, as interferências do método montesoriano no ensina e aprendizagem e seus reflexos escolares no mobiliário pedagógico. Eis porque o refletir a respeito da temática é devido as suas interferências até hoje no contexto escolar. Em um tempo onde a criança era entendida como um adulto em miniatura e as pessoas com deficiências como incapazes, as experiências de Montessori trás uma nova forma pedagógica de ver estas duas categorias sócias. Anos de pesquisa e indagações marcaram sua nova forma de ver, compreender e agir dentro de uma sistematização do saber e aprender percebendo que o entorno interfere diretamente no construir escolar. Assim, o artigo vai ser pautado em pesquisa de cunho descritivo, bibliográfico e elaborada a partir de artigos, sendo consultada além de sites de educação que tratava da temática. Após análise da literatura disponível as informações foram organizadas de modo a enfatizar a importância do método montesoriano no aprender e ensinar através também da ludicidade, bem como, esclarecer as principais atividades desenvolvidas pela referida autora acerca de suas pesquisas e como se deu a estruturação de sua nova visão pedagógica que aproximou ciência e educação. Com as pesquisas consta-se que a autora entende a ação do aprender brincando através de matérias adaptados, bem como, da função do lúdico como ferramenta pedagógica de aprendizagem. Ficando claro que o espaço e o material a ser trabalhado são favoráveis a aprendizagem, pois se trata de um recurso concreto e pedagógico, vital para as crianças em idade escolar, bem como para os bebês. Eis porque a autora acreditava que era na primeira infância que acontecia a construção psíquica da criança. Assim, a teórica pôde traçar perfis gerais de comportamento e aprendizado para cada faixa etária, chegando nos resultados desejados. Sendo assim, constata-se a importância do método montessoriano para o desenvolvimento tanto intelectual, social e afetivo da criança para sua construção educacional que por sua vez interfere diretamente no ser para a sociedade, ou seja, a formação perpassa pela cidadania. Mas, as ferramentas pedagógicas concretas vão pautar o pleno desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Por fim, este artigo não tem o interesse de encerrar a discussão e nem de responder a todas as questões pedagógicas que pairam sobre o método de Montessori, mas vem colaborar e trazes para o centro do debate as ferramentas de aprendizagem em uma sociedade tecnológica. Motivo que faz o método montessoriano ainda no século XXI ser útil e fecundo, trazendo para as novas gerações um legado marcado de respeito à autonomia dos agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem. E aqui cabendo, ao educador e educando, uma relação de parceria e cumplicidade para se abrir as novas descobertas guiadas pela curiosidade e o fazer mediatizado pelo concreto.