MOBÍLIA ESCOLAR: UM REFLEXO NO ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO MONTESSORI
0 of 0"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 37462 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 7888 "titulo" => "MOBÍLIA ESCOLAR: UM REFLEXO NO ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO MONTESSORI" "resumo" => "O presente trabalho tem como ponto relevante, as interferências do método montesoriano no ensina e aprendizagem e seus reflexos escolares no mobiliário pedagógico. Eis porque o refletir a respeito da temática é devido as suas interferências até hoje no contexto escolar. Em um tempo onde a criança era entendida como um adulto em miniatura e as pessoas com deficiências como incapazes, as experiências de Montessori trás uma nova forma pedagógica de ver estas duas categorias sócias. Anos de pesquisa e indagações marcaram sua nova forma de ver, compreender e agir dentro de uma sistematização do saber e aprender percebendo que o entorno interfere diretamente no construir escolar. Assim, o artigo vai ser pautado em pesquisa de cunho descritivo, bibliográfico e elaborada a partir de artigos, sendo consultada além de sites de educação que tratava da temática. Após análise da literatura disponível as informações foram organizadas de modo a enfatizar a importância do método montesoriano no aprender e ensinar através também da ludicidade, bem como, esclarecer as principais atividades desenvolvidas pela referida autora acerca de suas pesquisas e como se deu a estruturação de sua nova visão pedagógica que aproximou ciência e educação. Com as pesquisas consta-se que a autora entende a ação do aprender brincando através de matérias adaptados, bem como, da função do lúdico como ferramenta pedagógica de aprendizagem. Ficando claro que o espaço e o material a ser trabalhado são favoráveis a aprendizagem, pois se trata de um recurso concreto e pedagógico, vital para as crianças em idade escolar, bem como para os bebês. Eis porque a autora acreditava que era na primeira infância que acontecia a construção psíquica da criança. Assim, a teórica pôde traçar perfis gerais de comportamento e aprendizado para cada faixa etária, chegando nos resultados desejados. Sendo assim, constata-se a importância do método montessoriano para o desenvolvimento tanto intelectual, social e afetivo da criança para sua construção educacional que por sua vez interfere diretamente no ser para a sociedade, ou seja, a formação perpassa pela cidadania. Mas, as ferramentas pedagógicas concretas vão pautar o pleno desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Por fim, este artigo não tem o interesse de encerrar a discussão e nem de responder a todas as questões pedagógicas que pairam sobre o método de Montessori, mas vem colaborar e trazes para o centro do debate as ferramentas de aprendizagem em uma sociedade tecnológica. Motivo que faz o método montessoriano ainda no século XXI ser útil e fecundo, trazendo para as novas gerações um legado marcado de respeito à autonomia dos agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem. E aqui cabendo, ao educador e educando, uma relação de parceria e cumplicidade para se abrir as novas descobertas guiadas pela curiosidade e o fazer mediatizado pelo concreto. ◀O presente trabalho tem como ponto relevante, as interferências do método montesoriano no ensina e aprendizagem e seus reflexos escolares no mobiliário pedagógi ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, MOBÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7888_16102017222936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL CODECEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL" "autor_email" => "abigailcodeceira@gmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 37462 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 7888 "titulo" => "MOBÍLIA ESCOLAR: UM REFLEXO NO ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO MONTESSORI" "resumo" => "O presente trabalho tem como ponto relevante, as interferências do método montesoriano no ensina e aprendizagem e seus reflexos escolares no mobiliário pedagógico. Eis porque o refletir a respeito da temática é devido as suas interferências até hoje no contexto escolar. Em um tempo onde a criança era entendida como um adulto em miniatura e as pessoas com deficiências como incapazes, as experiências de Montessori trás uma nova forma pedagógica de ver estas duas categorias sócias. Anos de pesquisa e indagações marcaram sua nova forma de ver, compreender e agir dentro de uma sistematização do saber e aprender percebendo que o entorno interfere diretamente no construir escolar. Assim, o artigo vai ser pautado em pesquisa de cunho descritivo, bibliográfico e elaborada a partir de artigos, sendo consultada além de sites de educação que tratava da temática. Após análise da literatura disponível as informações foram organizadas de modo a enfatizar a importância do método montesoriano no aprender e ensinar através também da ludicidade, bem como, esclarecer as principais atividades desenvolvidas pela referida autora acerca de suas pesquisas e como se deu a estruturação de sua nova visão pedagógica que aproximou ciência e educação. Com as pesquisas consta-se que a autora entende a ação do aprender brincando através de matérias adaptados, bem como, da função do lúdico como ferramenta pedagógica de aprendizagem. Ficando claro que o espaço e o material a ser trabalhado são favoráveis a aprendizagem, pois se trata de um recurso concreto e pedagógico, vital para as crianças em idade escolar, bem como para os bebês. Eis porque a autora acreditava que era na primeira infância que acontecia a construção psíquica da criança. Assim, a teórica pôde traçar perfis gerais de comportamento e aprendizado para cada faixa etária, chegando nos resultados desejados. Sendo assim, constata-se a importância do método montessoriano para o desenvolvimento tanto intelectual, social e afetivo da criança para sua construção educacional que por sua vez interfere diretamente no ser para a sociedade, ou seja, a formação perpassa pela cidadania. Mas, as ferramentas pedagógicas concretas vão pautar o pleno desenvolvimento das habilidades e competências do educando. Por fim, este artigo não tem o interesse de encerrar a discussão e nem de responder a todas as questões pedagógicas que pairam sobre o método de Montessori, mas vem colaborar e trazes para o centro do debate as ferramentas de aprendizagem em uma sociedade tecnológica. Motivo que faz o método montessoriano ainda no século XXI ser útil e fecundo, trazendo para as novas gerações um legado marcado de respeito à autonomia dos agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem. E aqui cabendo, ao educador e educando, uma relação de parceria e cumplicidade para se abrir as novas descobertas guiadas pela curiosidade e o fazer mediatizado pelo concreto. ◀O presente trabalho tem como ponto relevante, as interferências do método montesoriano no ensina e aprendizagem e seus reflexos escolares no mobiliário pedagógi ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, MOBÍLIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7888_16102017222936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL CODECEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ABIGAIL" "autor_email" => "abigailcodeceira@gmail.co" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }