O tema meio ambiente, visto pela ótica do desenvolvimento sustentável, vem se estabelecendo como foco de formação específica nas universidades, especialmente na graduação. O presente artigo teve o objetivo de propor aprimoramentos na dinâmica de ensino em cursos do “campo de públicas” e áreas afins, materializados na utilização de algumas estratégias didáticas de ensino na abordagem das questões ambientais, nas disciplinas de Economia Ambiental, Contabilidade Ambiental e Gestão Pública Sustentável. Para tanto, procedeu-se a pesquisa bibliográfica para fundamentação da temática e a coleta de informações nos documentos oficiais (PPPs e/ou PPCs) dos cursos de Ciências Econômicas da UFPB e Gestão Pública da UFCG, como também, a análise dos planos de aulas das referidas disciplinas, coletados junto aos professores que ministram ou ministraram essas disciplinas, para formulação das propostas. Como resultado, aponte-se a predominância do uso de estratégias de ensino convencionais em detrimento de outras igualmente eficazes, fato este que estimulou a apresentação da proposta de aprimoramento exposta neste trabalho.