O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-intervenção apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A realização deste estágio buscou investigar como trabalhar o desenvolvimento motor através de brincadeiras no berçário de uma creche municipal em Campina Grande-PB. Este trabalho se configura como relatório final das experiências vividas durante a atividade de estágio, focando nas atividades de observação, planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino voltadas à Educação Infantil, procurando analisar o que se propôs investigar. O objetivo era descobrir como o brincar auxilia no desenvolvimento de crianças da educação infantil e despertar nas pessoas que estariam envolvidas na pesquisa, que as brincadeiras fazem com que as crianças pensem e reflitam sobre o mundo a sua volta, e que ao brincar elas podem reconstruir novas noções desse mundo ao qual pertencem, além de trabalhar o desenvolvimento motor, o afetivo, o cognitivo e o moral. Nessa pesquisa-intervenção buscou-se mostrar e valorizar o brincar como um processo de aprendizagem e desenvolvimentos. Demonstrar que o desenvolvimento motor depende do brincar infantil permissivo e que o adulto não é um simples expectador, mas um colaborador dessa fase de desenvolvimento infantil. Trabalhar com brincadeiras na educação infantil, de forma livre ou mediada, é significativo para as crianças e para o professor, pois abre caminhos para a integração de vários aspectos do ser humano. Por ser uma pesquisa intervenção o investigador interage de forma direta com os sujeitos da pesquisa, tentando compreender e transformar a realidade investigada.