Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FRACASSO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: O INFANTIL COM(O) OBJETO

Palavra-chaves: INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR, OBJETO, SEGREGAÇÃO, SEGREGAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber.RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociol" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INFÂNCIA, FRACASSO ESCOLAR, OBJETO, SEGREGAÇÃO, SEGREGAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9858_16102017235919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY XAVIER DE MELO" "autor_nome_curto" => "RENALLY" "autor_email" => "renallyxavier@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37751 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4785 "inscrito_id" => 9858 "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: O INFANTIL COM(O) OBJETO" "resumo" => "RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: O presente artigo visa problematizar o fenômeno do fracasso escolar tomando como base para a discussão uma articulação de dois campos de saber, a sociologia de Nobert Elias e o saber psicanalítico de Sigmund Freud. Para tanto refletimos sobre a atual condição da criança frente às novas normas sociais, que incidem na forma como o saber é transmitido no processo de escolarização das crianças. Essa nova norma impõe um controle, onde o que foge dos padrões impostos socialmente acaba sendo segregado em patologias. Essa dinâmica aponta para uma condição de objeto da criança frente ao outro social, que comumente impõem a ela formas de ser que lhe são exteriores, muitas vezes obturando sua condição de sujeito. Buscamos também problematizar atual política da educação brasileira que visa a inclusão de todos no espaço escolar, porém, o fator subjetivo frequentemente não é levado em consideração, abrindo espaço para a exclusão. Sobretudo quando a percepção acerca da infância muda a partir da alteração dos meios de produção acabando por influenciar o contexto escolar, além, da inserção de diversos saberes que são exteriores ao campo pedagógico, como o saber psiquiátrico e psicológico e psicanalítico. Ao trazermos esses saberes fazemos uma digressão histórica na forma como os mesmos buscam uma nosologia e uma terapêutica para infância. Inferindo acerca das contribuições da teoria psicanalítica para pensar o desenvolvimento psíquico na infância, bem como, a teoria das pulsões que nos possibilita questionar a condição de objeto e o uso dos objetos por parte da criança. Concluirmos então que a contribuição do saber psicanalítico junto ao contexto educacional pode promover formas de resignificação da criança junto com o objeto de saber.

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