Matemática é uma disciplina basilar, sendo requisito para tantas outras, como física e estatística, por exemplo; e dela derivam o raciocínio lógico, a capacidade de cálculos e a sua aplicação na resolução de problemas. A apresentação desses conteúdos é iniciada na primeira infância e avança a cada série como pré-requisito para outras disciplinas. No entanto, são vários os índices que confirmam a improficiência dos estudantes brasileiros em matemática. Considerando a importância da forma como esses conteúdos são apresentados nas primeiras séries do ensino fundamental, destaca-se a licenciatura em pedagogia, que habilitada o profissional para ensinar, entre outras disciplinas, a de matemática. No entendimento de que muitos estudantes se distanciam da matemática mesmo antes de chegar ao fundamental II e que o bom professor deve ser conhecedor dos conteúdos que ensina, este artigo apresenta resultados parciais de um estudo maior que investiga a presença da matemática na: os resultados parciais aqui apresentado centram-se na análise de documentos de cursos de pedagogia localizados em sites oficiais de nove universidades públicas federais, com a representatividade de toda a região nordeste do Brasil, buscando disciplinas que abordam o ensino de matemática. Os resultados revelam que pouca atenção é dada à matemática, o resulta em uma formação que não capacita o pedagogo para um ensino de matemática que encante as crianças, que quebre paradigmas que incutem no estudante o medo, a certeza do impossível dentro da matemática. É preciso rever os projetos políticos dos cursos de pedagogia, ponderando a necessidade de capacitar os professores quanto aos conteúdos explorados em sala de aula.