Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CONTRIBUIÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4471
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "Para compreender a importância da formação de professores para a Educação Básica, a partir do contato dos licenciandos com a Escola Básica, destacamos a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, este trabalho compreende uma discussão teórica, baseada numa pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores que discutem a temática estudada, assim como em alguns relatos de experiências, a partir da atuação de bolsistas do programa. Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes ao PIBID e seus efeitos na formação inicial de professores, feito isso, destacamos o programa enquanto uma proposta que fundamenta a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, teoria e prática docente, o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seguida destacamos o Subprojeto PIBID Geografia e algumas ações propostas e realizadas pelos bolsistas durante suas atividades de intervenção. Por fim, tecemos algumas considerações, ratificando os resultados que este Programa tem conseguindo alcançar nos cursos de Licenciatura e em especial, na Geografia do CAMEAM/UERN. Ao passo que os licenciandos que fazem parte do programa estão cada vez mais próximos das salas de aulas das escolas públicas brasileiras. Assim, o PIBID diminui as distâncias existentes entre estes dois universos, exercendo uma espécie de ponte entre o professor da rede básica e o licenciando, fazendo com que o primeiro, com sua experiência, atue e contribua com a formação docente inicial, assim como também receba incentivos para a formação continuada. Desta forma, o programa tem influenciado de forma significativa nas práticas de ensino de Geografia, o que tem contribuindo assim para a reflexão até mesmo das práticas de ensino dos Estágios Supervisionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CONTRIBUIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1971_16102017220800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAZARÉ DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA NAZARÉ"
    "autor_email" => "mariinha12-silva@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4471
    "inscrito_id" => 1971
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "Para compreender a importância da formação de professores para a Educação Básica, a partir do contato dos licenciandos com a Escola Básica, destacamos a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, este trabalho compreende uma discussão teórica, baseada numa pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores que discutem a temática estudada, assim como em alguns relatos de experiências, a partir da atuação de bolsistas do programa. Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes ao PIBID e seus efeitos na formação inicial de professores, feito isso, destacamos o programa enquanto uma proposta que fundamenta a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, teoria e prática docente, o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seguida destacamos o Subprojeto PIBID Geografia e algumas ações propostas e realizadas pelos bolsistas durante suas atividades de intervenção. Por fim, tecemos algumas considerações, ratificando os resultados que este Programa tem conseguindo alcançar nos cursos de Licenciatura e em especial, na Geografia do CAMEAM/UERN. Ao passo que os licenciandos que fazem parte do programa estão cada vez mais próximos das salas de aulas das escolas públicas brasileiras. Assim, o PIBID diminui as distâncias existentes entre estes dois universos, exercendo uma espécie de ponte entre o professor da rede básica e o licenciando, fazendo com que o primeiro, com sua experiência, atue e contribua com a formação docente inicial, assim como também receba incentivos para a formação continuada. Desta forma, o programa tem influenciado de forma significativa nas práticas de ensino de Geografia, o que tem contribuindo assim para a reflexão até mesmo das práticas de ensino dos Estágios Supervisionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CONTRIBUIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1971_16102017220800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAZARÉ DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA NAZARÉ"
    "autor_email" => "mariinha12-silva@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Para compreender a importância da formação de professores para a Educação Básica, a partir do contato dos licenciandos com a Escola Básica, destacamos a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, este trabalho compreende uma discussão teórica, baseada numa pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores que discutem a temática estudada, assim como em alguns relatos de experiências, a partir da atuação de bolsistas do programa. Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes ao PIBID e seus efeitos na formação inicial de professores, feito isso, destacamos o programa enquanto uma proposta que fundamenta a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, teoria e prática docente, o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seguida destacamos o Subprojeto PIBID Geografia e algumas ações propostas e realizadas pelos bolsistas durante suas atividades de intervenção. Por fim, tecemos algumas considerações, ratificando os resultados que este Programa tem conseguindo alcançar nos cursos de Licenciatura e em especial, na Geografia do CAMEAM/UERN. Ao passo que os licenciandos que fazem parte do programa estão cada vez mais próximos das salas de aulas das escolas públicas brasileiras. Assim, o PIBID diminui as distâncias existentes entre estes dois universos, exercendo uma espécie de ponte entre o professor da rede básica e o licenciando, fazendo com que o primeiro, com sua experiência, atue e contribua com a formação docente inicial, assim como também receba incentivos para a formação continuada. Desta forma, o programa tem influenciado de forma significativa nas práticas de ensino de Geografia, o que tem contribuindo assim para a reflexão até mesmo das práticas de ensino dos Estágios Supervisionados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.