Para compreender a importância da formação de professores para a Educação Básica, a partir do contato dos licenciandos com a Escola Básica, destacamos a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, este trabalho compreende uma discussão teórica, baseada numa pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores que discutem a temática estudada, assim como em alguns relatos de experiências, a partir da atuação de bolsistas do programa. Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes ao PIBID e seus efeitos na formação inicial de professores, feito isso, destacamos o programa enquanto uma proposta que fundamenta a relação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, teoria e prática docente, o ensino, a pesquisa e a extensão. Em seguida destacamos o Subprojeto PIBID Geografia e algumas ações propostas e realizadas pelos bolsistas durante suas atividades de intervenção. Por fim, tecemos algumas considerações, ratificando os resultados que este Programa tem conseguindo alcançar nos cursos de Licenciatura e em especial, na Geografia do CAMEAM/UERN. Ao passo que os licenciandos que fazem parte do programa estão cada vez mais próximos das salas de aulas das escolas públicas brasileiras. Assim, o PIBID diminui as distâncias existentes entre estes dois universos, exercendo uma espécie de ponte entre o professor da rede básica e o licenciando, fazendo com que o primeiro, com sua experiência, atue e contribua com a formação docente inicial, assim como também receba incentivos para a formação continuada. Desta forma, o programa tem influenciado de forma significativa nas práticas de ensino de Geografia, o que tem contribuindo assim para a reflexão até mesmo das práticas de ensino dos Estágios Supervisionados.