A leitura assume um componente democratizante influenciando nas habilidades no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Na educação infantil fase que compreende até os 5 anos de idade não há uma exigência na leitura convencional, já que as crianças ainda não decifram os signos linguísticos, mas essas podem leem a partir da sua realidade de mundo através do contato com as leituras. Nesta perspectiva os contos infantis podem ser trabalhados como recursos didáticos na educação infantil, já que, a contação de histórias é uma forma de aproximar e incentivar a criança desde cedo a fazer uso da leitura, uma vez que, o mundo infantil é atraído pelo lúdico, mundo imaginário e pela fantasia. Portanto a literatura Infantil através dos contos contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, a curiosidade, percepção, imaginação, criatividade e habilidades, estímulos audiovisuais, instiga as crianças a respeito do seu censo crítico, a partir da leitura realizada, como também, cria-se laços de interação entre leitor e ouvinte. Refletindo sobre as práticas de leitura esse trabalho busca analisar o processo de aquisição da leitura e a contribuição da literatura infantil, como também refletir sobre a importância dos contos no âmbito da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: BORBA e MATTOS (2011), COSSON (2011), CUNHA (1999), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil foi possível identificar a importância da leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura.