Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, ENSINO, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36855
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 648
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE\r\n
      ENSINO
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo compreende uma experiência curricular no Estágio Supervisionado II, por alunos do\r\n
      Curso de Licenciatura em Computação, com foco no relato das vivências e práticas de ensino\r\n
      utilizadas no decorrer do Estágio Supervisionado de regência, ministradas em uma escola pública de\r\n
      modalidade EJA, na qual as aulas tiveram ênfase na utilização de recursos tecnológicos, em especial\r\n
      do laboratório de informática. Dar-se-á foco para a importância do Estágio Supervisionado para a\r\n
      formação dos professores, bem como a formação de suas práticas de ensino, buscando em termos\r\n
      metodológicos aulas voltadas a mescla de práticas tradicionais com o uso de novas tecnologias,\r\n
      objetivando a junção de teoria às práticas de ensino observadas no decorrer das aulas do Estágio\r\n
      Supervisionado, além de experiências anteriormente observadas, tendo enfoque na construção coletiva\r\n
      do conhecimento, através da troca de Experiências que foi possibilitada pelos encontros integrados das\r\n
      licenciaturas das turmas de Matemática, Física e Computação e sua relevância para este estudo. Nas\r\n
      aulas ministradas foram utilizados softwares educacionais, com o intuito de usar a tecnologia na práxis\r\n
      pedagógica, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas para os alunos presentes, visto que as\r\n
      tecnologias digitais mostram-se de grande auxílio ao processo educacional, ao qual pode trazer\r\n
      benefícios a professor e aluno. Assim, é esperado que este artigo contribua no caráter de construção\r\n
      profissional para a formação docente, entendendo-se das dificuldades que muitas vezes podem ser\r\n
      enfrentadas por eles, durante seu processo de formação como professor, ainda ressaltando-se a\r\n
      necessidade que o professor terá de sempre buscar aperfeiçoamentos, de modo a sempre criar novas\r\n
      práticas e desenvolver novas metodologias.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, ENSINO, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID648_12102017134924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARLES TARSSO GOMES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JARLES TARSSO"
    "autor_email" => "jarlestarsso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36855
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 648
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE\r\n
      ENSINO
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo compreende uma experiência curricular no Estágio Supervisionado II, por alunos do\r\n
      Curso de Licenciatura em Computação, com foco no relato das vivências e práticas de ensino\r\n
      utilizadas no decorrer do Estágio Supervisionado de regência, ministradas em uma escola pública de\r\n
      modalidade EJA, na qual as aulas tiveram ênfase na utilização de recursos tecnológicos, em especial\r\n
      do laboratório de informática. Dar-se-á foco para a importância do Estágio Supervisionado para a\r\n
      formação dos professores, bem como a formação de suas práticas de ensino, buscando em termos\r\n
      metodológicos aulas voltadas a mescla de práticas tradicionais com o uso de novas tecnologias,\r\n
      objetivando a junção de teoria às práticas de ensino observadas no decorrer das aulas do Estágio\r\n
      Supervisionado, além de experiências anteriormente observadas, tendo enfoque na construção coletiva\r\n
      do conhecimento, através da troca de Experiências que foi possibilitada pelos encontros integrados das\r\n
      licenciaturas das turmas de Matemática, Física e Computação e sua relevância para este estudo. Nas\r\n
      aulas ministradas foram utilizados softwares educacionais, com o intuito de usar a tecnologia na práxis\r\n
      pedagógica, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas para os alunos presentes, visto que as\r\n
      tecnologias digitais mostram-se de grande auxílio ao processo educacional, ao qual pode trazer\r\n
      benefícios a professor e aluno. Assim, é esperado que este artigo contribua no caráter de construção\r\n
      profissional para a formação docente, entendendo-se das dificuldades que muitas vezes podem ser\r\n
      enfrentadas por eles, durante seu processo de formação como professor, ainda ressaltando-se a\r\n
      necessidade que o professor terá de sempre buscar aperfeiçoamentos, de modo a sempre criar novas\r\n
      práticas e desenvolver novas metodologias.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, REGÊNCIA, ENSINO, TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID648_12102017134924.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARLES TARSSO GOMES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JARLES TARSSO"
    "autor_email" => "jarlestarsso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo compreende uma experiência curricular no Estágio Supervisionado II, por alunos do Curso de Licenciatura em Computação, com foco no relato das vivências e práticas de ensino utilizadas no decorrer do Estágio Supervisionado de regência, ministradas em uma escola pública de modalidade EJA, na qual as aulas tiveram ênfase na utilização de recursos tecnológicos, em especial do laboratório de informática. Dar-se-á foco para a importância do Estágio Supervisionado para a formação dos professores, bem como a formação de suas práticas de ensino, buscando em termos metodológicos aulas voltadas a mescla de práticas tradicionais com o uso de novas tecnologias, objetivando a junção de teoria às práticas de ensino observadas no decorrer das aulas do Estágio Supervisionado, além de experiências anteriormente observadas, tendo enfoque na construção coletiva do conhecimento, através da troca de Experiências que foi possibilitada pelos encontros integrados das licenciaturas das turmas de Matemática, Física e Computação e sua relevância para este estudo. Nas aulas ministradas foram utilizados softwares educacionais, com o intuito de usar a tecnologia na práxis pedagógica, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas para os alunos presentes, visto que as tecnologias digitais mostram-se de grande auxílio ao processo educacional, ao qual pode trazer benefícios a professor e aluno. Assim, é esperado que este artigo contribua no caráter de construção profissional para a formação docente, entendendo-se das dificuldades que muitas vezes podem ser enfrentadas por eles, durante seu processo de formação como professor, ainda ressaltando-se a necessidade que o professor terá de sempre buscar aperfeiçoamentos, de modo a sempre criar novas práticas e desenvolver novas metodologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.