O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências vividas pelos acadêmicos do curso de
Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, do Campus
Avançado de Patu – CAP, em uma atividade interventiva na Escola Estadual Dr. Edino Jales, localizada no
município de Patu/RN, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, por
meio do subprojeto de matemática, visando a explanação e acompanhamento a cerca da intervenção em sala
de aula com o intuito de promover e Estimular o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e Aprimorar o conhecimento matemático. A
proposta implantada na referida escola, visa a possibilidade de ensino de matemática para alunos de 1° ano
do ensino médio da rede publica, de forma a estimular o aluno e o professor à, alcançar os objetivos
pretenditos. Entretanto, é preciso ressaltar que o foco principal de estudo é voltado para a intervenção em
sala de aula da referida escola, utilizando-se de metodos de observação, acompanhamento das atividades e
propondo uma metodologia de reforço das atividades. Nesse sentido, com o intuito de promover um melhor
desempenho dos alunos, as intervenções na escola tem como principal objetivo acompanhar o conteúdo que
o professor está ministrando para que, em seguida sejam trabalhadas questões da Olimpíada Brasileira de
Matemática das Escolas Publicas (OBMEP) e jogos de conhecimento matemático em sala de aula. Foi
observado a deficiência dos alunos na disciplina de matemática com relação a resolução de problemas,
formulação de questões e interpretação de dados fornecidos para obtenção de resultados, dessa forma, com a
finalidade de suprir essa deficiência, propoe-se encontros semanais no CAP, onde serão trabalhadas questões
de provas anteriores da OBMEP, reforço escolar e jogos. Inserindo através desta metodologia, novas formas
de abordagem do ensino e acompanhamento do desempenho dos alunos como também adquirindo
conhecimento profissional ao lecionar como bolsistas.