Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Palavra-chaves: CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36204
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2204
    "inscrito_id" => 4886
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)"
    "resumo" => "A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar as concepções de professores sobre a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciências em escolas do município de Jaciara – MT. Quanto ao estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, tendo como amostra, para a coleta de dados, seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em escolas estaduais e municipais. Para isso, recorremos à adaptação de um instrumento, o VOSTS (Views on Science-Technology-Society), muito conhecido em trabalhos de CTS, sendo considerado um instrumento de pesquisa de nova geração, construído para avaliar e entender a especificidade de um currículo CTS, sendo suficiente para atender os participantes desta pesquisa. Disto resultou um instrumento com cinco itens. A análise das respostas ocorreu aos moldes da Análise Textual Discursiva, por meio de duas etapas; a unitarização e categorização, permitindo analisar as visões dos professores. É possível observar que os professores possuem concepções semelhantes (Realista/Plausível/Simplista) em todas as subdimensões apresentadas, no entanto, é possível compreender por meio de análise das frases, que são as alternativas escolhidas pelos professores, existe algumas concepções contrarias em relação as interações CTS. Diante disso, considera importante a realização de intervenções, isso implicaria em ampliação da formação dos professores, para que possam compreender a Natureza da Ciência e suas constantes modificações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4886_11092017182825.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN SILVA DOS ANJOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN ANJOS"
    "autor_email" => "miryan_anjos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36204
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2204
    "inscrito_id" => 4886
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)"
    "resumo" => "A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar as concepções de professores sobre a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciências em escolas do município de Jaciara – MT. Quanto ao estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, tendo como amostra, para a coleta de dados, seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em escolas estaduais e municipais. Para isso, recorremos à adaptação de um instrumento, o VOSTS (Views on Science-Technology-Society), muito conhecido em trabalhos de CTS, sendo considerado um instrumento de pesquisa de nova geração, construído para avaliar e entender a especificidade de um currículo CTS, sendo suficiente para atender os participantes desta pesquisa. Disto resultou um instrumento com cinco itens. A análise das respostas ocorreu aos moldes da Análise Textual Discursiva, por meio de duas etapas; a unitarização e categorização, permitindo analisar as visões dos professores. É possível observar que os professores possuem concepções semelhantes (Realista/Plausível/Simplista) em todas as subdimensões apresentadas, no entanto, é possível compreender por meio de análise das frases, que são as alternativas escolhidas pelos professores, existe algumas concepções contrarias em relação as interações CTS. Diante disso, considera importante a realização de intervenções, isso implicaria em ampliação da formação dos professores, para que possam compreender a Natureza da Ciência e suas constantes modificações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4886_11092017182825.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRIAN SILVA DOS ANJOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIRIAN ANJOS"
    "autor_email" => "miryan_anjos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar as concepções de professores sobre a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciências em escolas do município de Jaciara – MT. Quanto ao estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, tendo como amostra, para a coleta de dados, seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em escolas estaduais e municipais. Para isso, recorremos à adaptação de um instrumento, o VOSTS (Views on Science-Technology-Society), muito conhecido em trabalhos de CTS, sendo considerado um instrumento de pesquisa de nova geração, construído para avaliar e entender a especificidade de um currículo CTS, sendo suficiente para atender os participantes desta pesquisa. Disto resultou um instrumento com cinco itens. A análise das respostas ocorreu aos moldes da Análise Textual Discursiva, por meio de duas etapas; a unitarização e categorização, permitindo analisar as visões dos professores. É possível observar que os professores possuem concepções semelhantes (Realista/Plausível/Simplista) em todas as subdimensões apresentadas, no entanto, é possível compreender por meio de análise das frases, que são as alternativas escolhidas pelos professores, existe algumas concepções contrarias em relação as interações CTS. Diante disso, considera importante a realização de intervenções, isso implicaria em ampliação da formação dos professores, para que possam compreender a Natureza da Ciência e suas constantes modificações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.