Esta pesquisa insere-se na linha de Pesquisa “Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais” anteriormente denominada “Políticas Públicas e Educacionais” do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri( UFVJM) e tem como objetivo principal analisar a inserção dos egressos dos programas de pós-graduação da universidade no mercado profissional, bem como suas trajetórias e percepções.
O interesse pelo tema surgiu a partir de minha experiência como técnica administrativa lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela constatação de que esse setor não conta, em seu acervo físico ou on-line, com qualquer dado relativo à atuação profissional dos estudantes titulados e sua inserção no mercado de trabalho. Os autores Cunha (2010), Saviani (2011), Dias Sobrinho (2004), Velloso (2003), Lousada e Martins(2005), Balbachevsky (2014), que relacionam os temas educação e egressos, nortearam o presente estudo. Para viabilizar o desenvolvimento desta pesquisa, propus a realizar um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, por meio de estudo bibliográfico e a aplicação de questionário.
Como fonte de coleta de dados, utilizei os registros oficiais da universidade referentes aos discentes em questão e, num segundo momento, apliquei questionário on-line. Mapeei a inserção dos egressos no mercado de trabalho e possíveis lacunas na sua formação acadêmica. Acredito que esta pesquisa será relevante para alimentar informações no banco de dados da universidade, bem como para a comunidade em geral.