É evidente a crise em que educação enfrenta atualmente, num mundo com muitas informações acessíveis encontramos um ensino formal, obsoleto, e distante da realidade levando aos estudantes a não se motivarem a se envolverem nas atividades propostas e na educação, levando a resultados tão insatisfatórios. O ensino da matemática se contempla nessa problemática, de maneira ainda mais acentuada, já que a ele ainda é acrescentado a rejeição histórica devido ao seu emprego tão abstrato e descontextualizado. Assim na tentativa de encontrar caminhos para buscar solucionar esse problema, muitas pesquisas estão sendo realizadas buscando propor um novo processo de ensino, processo esse que considere mais o estudante como responsável pela construção do seu conhecimento, cabendo ao docente a função de orientador dessa construção. Nessa perspectiva que encontramos a abordagem construtivista de ensino, proposta por Piaget e Vygotsky que respalda a metodologia ativa de ensino, nosso objeto de pesquisa neste trabalho. Fundamentados em Rangel(1999), definimos técnicas, como o caminho utilizado para realizar um ensino, assim nosso objetivo foi inventariar dissertações referentes ao período de 2012 a 2017 que a abordassem a utilização de metodologia ativa no ensino de matemática. E a partir de uma análise qualitativa, descrevemos como se apresentam as técnicas utilizadas nas sequências didáticas propostas e realizadas, nos trabalhos localizados; quais as abordagens que fundamentam essas pesquisas; as contribuições e os desafios encontrados. Os resultados mostraram uma variedade grande de pesquisas a esse respeito, que são fundamentadas pelos estudiosos reconhecidos da área da educação matemática e confirmaram a grande importância da utilização de metodologia ativa no ensino de matemática, com resultados muito satisfatórios que acrescentam positivamente no processo de ensino dessa disciplina.