O objetivo principal desse trabalho é proporcionar aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais uma proposta com atividades investigativas que poderá auxiliá-los no desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica. Apresentaremos uma proposta de atividade investigativa, adaptada da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) de Carvalho et al. (2011), com o tema “Solo”, para ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. Dentre as atividades propostas, apresentaremos também atividades envolvendo as questões locais do Sul da Bahia. É uma pesquisa de natureza qualitativa com características bibliográfica e exploratória. Faz-se necessário que, primeiramente os professores possam construir uma compreensão mais crítica da ciência, envolvendo os aspectos culturais, históricos, éticos, sociais e também tecnológicos para transformar e comunicar conhecimentos diversos. Assim, com a análise da proposta investigativa, identificamos que o uso de diferentes tipos de atividades podem proporcionar amplas condições de trabalho para o professor, podendo passar por diferentes aspectos da cultura científica, como resolução de problemas, levantamento de hipóteses, leitura e discussão de diferentes tipos de textos, análises de tabelas e aula de campo. Desse modo, defendemos o uso das atividades investigativas, a serem desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental dos anos iniciais em sala de aula, pois reconhecemos a importância destas atividades para a promoção da Alfabetização Científica dos alunos. Almejamos, com o desenvolvimento de uma proposta de atividades investigativas direcionada aos professores do ensino fundamental dos anos iniciais, fazer com que os conhecimentos científicos adquiridos pelos alunos se tornem realmente significativos, não somente durante as aulas de Ciência, mas em toda a sua vida, transformando-os em cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e responsabilidades para com o