Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E COMUNICACIONAIS PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VISUAIS, COMUNICAÇÃO EM LIBRAS, ADAPTAÇÃO CURRICULAR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36883
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4377
    "inscrito_id" => 7815
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E COMUNICACIONAIS PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Utilizar estratégias pedagógicas visuais de ensino é benéfico para todos os alunos, em especial para estudantes surdos. Os docentes podem ampliar as habilidades de mediação por conhecerem melhor como utilizar estratégias visuais e adaptar ao cotidiano de ensino e de avaliação. Além disso, com a presença de estudantes surdos na escola, cada vez mais professores tomam a iniciativa de se comunicar, em caráter básico, com os surdos diretamente em Libras. Essas novas oportunidades e desafios do campo educacional demandam mais formação para os docentes. Este trabalho traz aqui um relato de experiência que se inscreve exatamente nesse contexto. Temos por objetivo relatar sobre quatro oficinas que foram ofertadas aos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IF Baiano do campus Senhor do Bonfim – BA. As oficinas foram divididas por área: primeiro para os professores de informática; depois para docentes do curso técnico em agropecuária; das exatas e das humanas. Em cada momento eram sugeridas e debatidas a aplicabilidade de doze estratégias visuais de ensino ou modalidades de avaliação. E para cada área específica havia um esboço de atividade com elementos visuais e outras sugestões que se aproximavam da área de ensino abordada. A última parte da oficina oferecia uma atividade com cumprimentos em Libras. Sete professores e dois pedagogos que atuam no ensino médio participaram das oficinas e em cada oportunidade havia ponderações e proposições que aumentavam o conhecimento do professor sobre as adaptações curriculares que estão ao seu alcance e contemplam as necessidades educacionais dos estudantes. Os professores também produziram frases em Libras e, posteriormente, uma professora fez avaliação levando em conta elementos visuais. Neste trabalho apresentamos o que foi tomado como mais relevante em cada momento e que julgamos contribuir para reflexões e potenciais avanços na prática pedagógica e na comunicação dos professores que estão nas escolas inclusivas com estudantes surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VISUAIS, COMUNICAÇÃO EM LIBRAS, ADAPTAÇÃO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7815_16102017211247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOS FIGUEREDO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ENOS FIGUEREDO "
    "autor_email" => "enosjenzo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36883
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4377
    "inscrito_id" => 7815
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E COMUNICACIONAIS PARA PROFESSORES DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Utilizar estratégias pedagógicas visuais de ensino é benéfico para todos os alunos, em especial para estudantes surdos. Os docentes podem ampliar as habilidades de mediação por conhecerem melhor como utilizar estratégias visuais e adaptar ao cotidiano de ensino e de avaliação. Além disso, com a presença de estudantes surdos na escola, cada vez mais professores tomam a iniciativa de se comunicar, em caráter básico, com os surdos diretamente em Libras. Essas novas oportunidades e desafios do campo educacional demandam mais formação para os docentes. Este trabalho traz aqui um relato de experiência que se inscreve exatamente nesse contexto. Temos por objetivo relatar sobre quatro oficinas que foram ofertadas aos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IF Baiano do campus Senhor do Bonfim – BA. As oficinas foram divididas por área: primeiro para os professores de informática; depois para docentes do curso técnico em agropecuária; das exatas e das humanas. Em cada momento eram sugeridas e debatidas a aplicabilidade de doze estratégias visuais de ensino ou modalidades de avaliação. E para cada área específica havia um esboço de atividade com elementos visuais e outras sugestões que se aproximavam da área de ensino abordada. A última parte da oficina oferecia uma atividade com cumprimentos em Libras. Sete professores e dois pedagogos que atuam no ensino médio participaram das oficinas e em cada oportunidade havia ponderações e proposições que aumentavam o conhecimento do professor sobre as adaptações curriculares que estão ao seu alcance e contemplam as necessidades educacionais dos estudantes. Os professores também produziram frases em Libras e, posteriormente, uma professora fez avaliação levando em conta elementos visuais. Neste trabalho apresentamos o que foi tomado como mais relevante em cada momento e que julgamos contribuir para reflexões e potenciais avanços na prática pedagógica e na comunicação dos professores que estão nas escolas inclusivas com estudantes surdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VISUAIS, COMUNICAÇÃO EM LIBRAS, ADAPTAÇÃO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7815_16102017211247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOS FIGUEREDO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "ENOS FIGUEREDO "
    "autor_email" => "enosjenzo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Utilizar estratégias pedagógicas visuais de ensino é benéfico para todos os alunos, em especial para estudantes surdos. Os docentes podem ampliar as habilidades de mediação por conhecerem melhor como utilizar estratégias visuais e adaptar ao cotidiano de ensino e de avaliação. Além disso, com a presença de estudantes surdos na escola, cada vez mais professores tomam a iniciativa de se comunicar, em caráter básico, com os surdos diretamente em Libras. Essas novas oportunidades e desafios do campo educacional demandam mais formação para os docentes. Este trabalho traz aqui um relato de experiência que se inscreve exatamente nesse contexto. Temos por objetivo relatar sobre quatro oficinas que foram ofertadas aos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IF Baiano do campus Senhor do Bonfim – BA. As oficinas foram divididas por área: primeiro para os professores de informática; depois para docentes do curso técnico em agropecuária; das exatas e das humanas. Em cada momento eram sugeridas e debatidas a aplicabilidade de doze estratégias visuais de ensino ou modalidades de avaliação. E para cada área específica havia um esboço de atividade com elementos visuais e outras sugestões que se aproximavam da área de ensino abordada. A última parte da oficina oferecia uma atividade com cumprimentos em Libras. Sete professores e dois pedagogos que atuam no ensino médio participaram das oficinas e em cada oportunidade havia ponderações e proposições que aumentavam o conhecimento do professor sobre as adaptações curriculares que estão ao seu alcance e contemplam as necessidades educacionais dos estudantes. Os professores também produziram frases em Libras e, posteriormente, uma professora fez avaliação levando em conta elementos visuais. Neste trabalho apresentamos o que foi tomado como mais relevante em cada momento e que julgamos contribuir para reflexões e potenciais avanços na prática pedagógica e na comunicação dos professores que estão nas escolas inclusivas com estudantes surdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.