A partir de pressupostos da aprendizagem significativa o principal objetivo é estabelecer uma discussão sobre a importância da inserção dos saberes populares no ensino de ciências e no pensamento científico. Ao se levar em conta as culturas dos indivíduos e da comunidade em que se inserem, os conhecimentos prévios ganham espaço na formação dos estudantes e novos paradigmas podem ser estabelecidos. A partir disso, podemos construir um fazer pedagógico que seja muito mais prazeroso e, também, ampliar os horizontes do conhecimento. Não se trata de reduzir o status do conhecimento científico, mas elevar as outras formas de conhecimento, fazendo relações entre saberes, apresentando, explorando e discutindo diferentes visões de mundo. Sobretudo levar em conta os saberes populares dos estudantes é uma ferramenta humanizadora e uma forma de levar em conta a subjetividade do aluno e situá-lo como transformador de seu próprio mundo, fazendo assim uma educação científica crítica e cidadã além de significativa. Para isso, os subsunçores populares através do uso de recursos didáticos precisam ser explorados de maneira positiva a fim de que novos conceitos sejam ancorados a estrutura cognitiva do aluno.