ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35815 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2381 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA" "resumo" => "O conceito de ácidos e bases são bastante enunciados nos livros de Ensino Médio, porém alguns conceitos são limitados e outros suprimidos de forma que se carrega uma compreensão superficial e primária. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar o conhecimento de alunos de 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professora Norma Suely Mendes no município de Açailândia-MA. Foi realizada uma pesquisa com um questionário contendo 7 perguntas e aplicado para 89 alunos sobre os conceitos ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis; além disso, foi questionado sobre o conhecimento dos alunos sobre escala de pH e indicadores ácido-base. Os resultados do questionário mostraram que 87,64% dos alunos atribuem o sabor azedo à acidez; 57,3% não atribuem sabor amargo ou adstringente a substâncias alcalinas; quando perguntado sobre os conceitos de ácido e base, os resultados mostraram que os alunos não possuem o domínio do conceito da teoria mais abordada na educação básica. Além disso, apenas 50% dos alunos afirmaram que as teorias ácido-base foram otimizadas por Bronsted-Lowry e Lewis, atribuindo os outros 50% a J. W. Linett e J. J. Thomson. Por conseguinte, houve um elevado índice de erro ao se relacionar a escala de pH a acidez e alcalinidade. Os resultados também apresentaram que os alunos associam substâncias corrosivas, com sabor amargo e com cheiro forte a substâncias ácidas. Por fim, a partir dessa análise, considerou-se que os alunos não apresentam o domínio do conhecimento sobre os conceitos ácido-base, assim como de escala de pH e de indicadores ácido-base. Havendo a necessidade de trabalhar todos os conceitos das teorias ácido-base de forma mais eficaz, assim como relacionar mais esse conteúdo ao cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEITO ÁCIDO-BASE, INDICADORES ÁCIDO-BASE, SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1776_11092017220755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENI SILVA DE ASSIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSI" "autor_email" => "josi.sis@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35815 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2381 "inscrito_id" => 1776 "titulo" => "ANÁLISE DO CONCEITO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE NA VISÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA" "resumo" => "O conceito de ácidos e bases são bastante enunciados nos livros de Ensino Médio, porém alguns conceitos são limitados e outros suprimidos de forma que se carrega uma compreensão superficial e primária. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar o conhecimento de alunos de 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professora Norma Suely Mendes no município de Açailândia-MA. Foi realizada uma pesquisa com um questionário contendo 7 perguntas e aplicado para 89 alunos sobre os conceitos ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis; além disso, foi questionado sobre o conhecimento dos alunos sobre escala de pH e indicadores ácido-base. Os resultados do questionário mostraram que 87,64% dos alunos atribuem o sabor azedo à acidez; 57,3% não atribuem sabor amargo ou adstringente a substâncias alcalinas; quando perguntado sobre os conceitos de ácido e base, os resultados mostraram que os alunos não possuem o domínio do conceito da teoria mais abordada na educação básica. Além disso, apenas 50% dos alunos afirmaram que as teorias ácido-base foram otimizadas por Bronsted-Lowry e Lewis, atribuindo os outros 50% a J. W. Linett e J. J. Thomson. Por conseguinte, houve um elevado índice de erro ao se relacionar a escala de pH a acidez e alcalinidade. Os resultados também apresentaram que os alunos associam substâncias corrosivas, com sabor amargo e com cheiro forte a substâncias ácidas. Por fim, a partir dessa análise, considerou-se que os alunos não apresentam o domínio do conhecimento sobre os conceitos ácido-base, assim como de escala de pH e de indicadores ácido-base. Havendo a necessidade de trabalhar todos os conceitos das teorias ácido-base de forma mais eficaz, assim como relacionar mais esse conteúdo ao cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEITO ÁCIDO-BASE, INDICADORES ÁCIDO-BASE, SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1776_11092017220755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENI SILVA DE ASSIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSI" "autor_email" => "josi.sis@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }