O conceito de ácidos e bases são bastante enunciados nos livros de Ensino Médio, porém alguns conceitos são limitados e outros suprimidos de forma que se carrega uma compreensão superficial e primária. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar o conhecimento de alunos de 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Professora Norma Suely Mendes no município de Açailândia-MA. Foi realizada uma pesquisa com um questionário contendo 7 perguntas e aplicado para 89 alunos sobre os conceitos ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis; além disso, foi questionado sobre o conhecimento dos alunos sobre escala de pH e indicadores ácido-base. Os resultados do questionário mostraram que 87,64% dos alunos atribuem o sabor azedo à acidez; 57,3% não atribuem sabor amargo ou adstringente a substâncias alcalinas; quando perguntado sobre os conceitos de ácido e base, os resultados mostraram que os alunos não possuem o domínio do conceito da teoria mais abordada na educação básica. Além disso, apenas 50% dos alunos afirmaram que as teorias ácido-base foram otimizadas por Bronsted-Lowry e Lewis, atribuindo os outros 50% a J. W. Linett e J. J. Thomson. Por conseguinte, houve um elevado índice de erro ao se relacionar a escala de pH a acidez e alcalinidade. Os resultados também apresentaram que os alunos associam substâncias corrosivas, com sabor amargo e com cheiro forte a substâncias ácidas. Por fim, a partir dessa análise, considerou-se que os alunos não apresentam o domínio do conhecimento sobre os conceitos ácido-base, assim como de escala de pH e de indicadores ácido-base. Havendo a necessidade de trabalhar todos os conceitos das teorias ácido-base de forma mais eficaz, assim como relacionar mais esse conteúdo ao cotidiano dos alunos.