Este jogo foi direcionado para suprir a necessidade do professor que muitas vezes se sente perdido sem saber o que fazer para ajudar seus alunos a aprender determinado conteúdo, e também foi pensado em um aprendizado atraente e menos cansativo para aluno. Esse recurso é um jogo didático e foi intitulado “Ludo do Hidrocarbonetos” no conteúdo de “Funções Orgânicas (Hidrocarbonetos)”, nas quais são: (i) Cadeia Aberta; (ii) Cadeia Fechada, onde esse jogo tem o objetivo de auxiliar os estudantes na definição, características, nomenclatura, identificação e estruturação das Funções Orgânicas. A química é vista por boa parte dos alunos como uma disciplina de difícil compreensão, e a utilização de jogos didáticos é um importante instrumento de mediação, considerada um método altamente eficaz, dinâmico e atraente na construção do ensino-aprendizagem. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor. A principal ideia do jogo foi auxiliar os alunos a aprenderem de uma forma simples e dinâmica, despertando nos estudantes o interesse pela disciplina de química. Os profissionais precisam atribuir em suas aulas recursos inovadores que despertem a curiosidade, atenção dos estudantes e ajudem na apropriação dos conceitos abordados, e sua função é ser motivadores que atrai os alunos para problematizar em sala de aula, dessa forma favorece uma aprendizagem eficaz e atrativa. A forma de interação entre o jogo e o aluno, aluno e aluno, e, professor e aluno não podem ser deixados de lado, havendo esta sinapse entre os sujeitos e objetos há adequação e apoderamento do conhecimento. O Ludo dos Hidrocarbonetos foi aplicado numa escola parceira do PDVL (Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas) articulado ao Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos, onde a elaboração deste recurso didático vem como uma ferramenta que propicia curiosidade nos alunos na resolução de problemas do dia-a-dia e nas atividades extraescolar. Tais instrumentos são uma ótima alternativa para professores que se aventuram na área mesmo sem a formação especifica, possibilitando que o aluno não sinta essa deficiência. O lúdico como método de facilitador e/ou auxiliador do ensino de ciências é uma prática antiga que continua dando muito certo até nos dias de hoje. As utilizações dos jogos lúdicos proporcionam dinamismo na sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos de forma dinâmica, evitando uma aula exaustiva e monótona.